A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA
Artigo: A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jdbs • 19/8/2014 • 2.880 Palavras (12 Páginas) • 412 Visualizações
INTRODUÇÃO
Durante este trabalho iremos expor sobre a importância do gestor para o funcionamento de uma empresa, quais são as suas atribuições, perante a organização e perante os funcionários. Também iremos comentar que é de responsabilidade do gestor identificar necessidades dos outros funcionários, desenvolvendo capacitações e processos seletivos internos, valorizando o seu pessoal, levando em conta que essas capacitações devem multiplicar o conhecimento do grupo e essa equação deve ser liderada pelo gestor.
GESTÃO: CONCEITOS E OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR
O termo gestão vem do latim “gestio-gestionis”, que significa executar, obter sucesso com meios adequados. A gestão é um meio pelo qual se consegue, também com planejamento, resultados de qualidade e, definitivamente a gestão leva a conseguir os objetivos propostos.
O gestor é o antigo “Administrador” com nova roupagem e habilidades novas, é o indivíduo, que traz experiências, conhecimento, competências e modelos mentais a uma empresa. O Gestor que é líder influência, propõem motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da Cooper atividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe.
O gestor tem varios papéis dentro de uma empresa: símbolo, líder, elemento de ligação, coletor, disseminador, porta-voz, empreendedor, solucionador, alocador de recursos e negociador.
Nos micro negócios ou empresas de uma pessoa só, o papel do gestor é de vender e de gesrar receitas para sustentar sua empresa. As suas funções de direção, coordenação e controlo muitas vezes são tomadas de imediata.
Já nas grandes empresas, compostas por várias unidades de negócio e localidades dispersas, o gestor está aparentemente mais concentrado no desenvolvimento das relações internas e externas à empresa, como a gestão de processos internos, as reuniões de gestão e as relações públicas.
“Para dirigir pessoas não basta apenas dar ordens einstruções, comunicar e motivar. È preciso ainda
liderar.” (CHIAVENATO,1999)
OS IMPERATIVOS ÉTICOS
Há uma exigência muito forte em cima dos gestores. Os gerentes, executivos, entre outros cargos de chefias, são conclamados a obter o máximo de lucro. Em geral os indivíduos trazem em sua formação conceitos sobre princípios, valores e éticas, por contas das exigências organizacionais.
Estes agentes têm de encontrar um equilíbrio entre os imperativos éticos e a obtenção do lucro pelo lucro. São muitas as organizações que, em buscas deste equilíbrio, adotam práticas éticas fundamentadas na cultura da empresa.
A evolução da gestão empresarial tem revelado que a obtenção de serviços e produtos de qualidade e lucros para a empresa, está muito mais relacionada à qualidade da gestão empresarial do que a intensidade da dedicação que se dá ao processo produtivo ou de vendas.
O TRABALHO
O conhecimento é muito importante nas empresas contemporâneas devido as varias mudanças que estão acontecendo a todo momento nas novas tecnologias, temos que estar preparado para o novo mercado que se abre a todo momento. Pesquisas mostram "o apagão profissional", dificuldade em contratar profissionais especializados nas áreas técnicas, operacionais e estratégicos, com isso tem levado as empresas a descobrir que somente investir em processos e sistemas não basta, deve também investir nos profissionais, criando atrativos como treinamentos, cursos de capacitação.
As inovações organizacionais em práticas de negócio compreendem novos métodos para a organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novas práticas para melhorar o compartilhamento do aprendizado e do conhecimento. Um exemplo é a introdução de práticas para a codificação do conhecimento, pelo estabelecimento de bancos de dados com as melhores práticas.
Outros exemplos são a adoção de práticas para desenvolvimento e retenção dos colaboradores, a introdução de sistemas de gerenciamento da produção, as operações de logística, reengenharia de negócios, produção enxuta e sistemas de gestão da qualidade.
As inovações organizacionais também abrangem o desenvolvimento de novos métodos de trabalho, redistribuição de responsabilidades e poder de decisão entre os colaboradores, por meio da descentralização das atividades e do controle gerencial ou pelo estabelecimento de equipes de trabalho.
Novos métodos organizacionais nas relações externas de uma empresa compreendem o desenvolvimento de meios para organizar as relações com outras empresas ou instituições, tais como o estabelecimento de tipos de colaboração com organizações de pesquisa ou consumidores, novos métodos de integração com fornecedores, o uso de outsourcing ou a subcontratação de empresas, no armazenamento e na distribuição.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Todas as empresas que pensam em um futuro melhor investem em excelentes profissionais, mas para ter bons grupos precisam de bons Gestores, para ajudar sua equipe a chegar num melhor resultado dentro da empresa. Ter um Gestor que pense na empresa, nos funcionários, gestores que saibam ensinar outros profissionais a se tornarem ótimos líderes, que prioriza também a responsabilidade social da organização, com tudo terão resultados extraordinários para empresa.
É muito importante que o Gestor esteja atento á comunidade na qual a organização esta inserida. As principais características do gestor com foco na responsabilidade social:
*Visa o coletivo
*Foca os problemas sociais, buscando bens e serviços à comunidade
*Promove meios de inclusão social.
O que difere as organizações com responsabilidade social das demais é a visão de amplitude, as comuns visão só o lucro.
APRENDER E APRENDER
Nas Organizações que aprendem, as pessoas são encorajadas a pensar, criar, buscar resultados de maneiras diferentes, compartilhar o conhecimento e desta forma, todos aprendem. Mas não basta ter
...