A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
Dissertações: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AngelinaCoimbra • 8/10/2013 • 808 Palavras (4 Páginas) • 1.100 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho pedagógico está relacionado com interesses ideológicos que de certa forma interferem na vida escolar. Esses interesses refletem o poder de uma classe que se sobrepõem a outra, demonstrando o poder que o capital têm sobre o trabalho, cada vez mais visíveis no mercado capitalista.
Infelizmente diante dessa realidade, o pedagogo busca ainda o seu espaço, porém seu papel de mediador e articulador da multifacetada realidade político-pedagógica das escolas, deve ser o ponto chave para ele poder fazer a diferença.
Sendo ele o responsável em garantir que a função social da escola seja plenamente realizada, ou seja, formar o sujeito para o mundo produtivo e social, é preciso que tenhamos claro que o foco do trabalho do pedagogo deve ser predominantemente de domínio mais aprofundado das questões educacionais e pedagógicas presentes na escola, para que possa intervir nos momentos que o processo ensino e aprendizagem apresentarem dificuldades.
Em fim, o pedagogo é aquele que domina a sistemática das forma de organização do processo cultural da escola (Saviani, 1985) e é na conquista dessa profissionalidade que devemos continuar trabalhando cada vez mais para uma educação de qualidade junto ao coletivo dos profissionais da escola, agregado a um novo paradigma crítico que visa característica inovadoras ao currículo escolar.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que só com uma educação ímpar e continuada, poderemos progredir sendo instrumento de mudança social e reconstruindo, constantemente, nossos valores, já que todas as profissões dependem de um profissional ligado à docência.
A importância do Pedagogo no ambiente escolar pode ser caracterizada como de fundamental valência. Na somatória do que foi estudado para este trabalho, a presença do Pedagogo na escola de acordo com as disciplinas já vistas, fazem-nos perceber que este profissional é intermediador, gestor e aplicador de competências designadas a ele.
É primordial que o Pedagogo tenha uma visão crítica do mundo que o cerca, estando este imparcial, trabalhando sempre em prol da comunidade escolar como um todo, visando sempre a coletividade.
Em suma, em Educação e Diversidades, o Pedagogo deve primar pelo respeito às diferenças, sejam essas diversidades físicas, sexuais ou morais, almejar sempre meios para a inclusão escolar e/ou social, planejar e buscar “recursos” para a garantia de acessibilidade e fundamentalmente tentar erradicar o preconceito. Na Psicologia, este profissional da Educação tem que buscar ter entendimento sobre o comportamento humano e suas considerações cognitivas, afetivas, éticas e estéticas interligadas às considerações teóricas, revendo sempre valores e sempre buscar a compreensão no contexto social e/ou cultural. Em Comunição e Linguagem se faz necessário o desenvolvimento das competências e habilidades comunicativas, o saber ouvir e falar na hora certa, o favorecimento do conhecimento teórico e a busca incessante de recursos práticos. Em questão de disciplina, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos o Pedagogo tem que ter a iniciativa de organizar o seu trabalho como gestor e docente, buscar efetivamente dinâmicas para o exercício do P.P.P em todo o seu contexto colocando em prática os preceitos que são ditos pelas nossas leis, e são regras em nossa sociedade, contextualizar a presença do Pedagogo como líder – sem excessos – e ao mesmo tempo sendo o sujeito que busca a igualdade e a coletividade.
É necessário que este Pedagogo seja valorizado pessoal e profissionalmente,
...