A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS SECOS NA LOGÍSTICA E NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Por: marcio simor • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS PORTOS SECOS NA LOGÍSTICA E NO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO.
Deizilene Gonçalves Firmino
RESUMO
A intenção deste artigo é demonstrar a importância da participação dos portos secos nas operações de importação e exportação e abordar a necessidade do uso desses recintos no Brasil levando em conta suas vantagens oferecidas. Foi feito também um breve estudo sobre a logística e seus processos. Outro objetivo nesse trabalho é abordar o avanço que o uso dos portos secos pode trazer para o desenvolvimento do comercio exterior no Brasil, constatando também que devido a suas características como agilidade nos processos, ele torna-se uma ferramenta para a administração estratégica das empresas.
Palavras-chave: Portos secos. Comércio internacional. Logística.
Abstract
Keywords:
1. INTRODUÇÃO
Portos Secos são depósitos alfandegados, localizados na zona secundária que permitem a realização dos trâmites necessários à nacionalização ou desnacionalização de cargas armazenadas para a importação ou exportação.
Caracterizam-se os Portos Secos por receberem bens ou mercadorias destinadas para importação ou exportação e, transportadas, particularmente em razão de localização geográfica. A grande maioria dos portos secos sediados no Brasil tem uma visão de trabalho muito focada nos aspectos comerciais, administrativos e operacionais, dessa forma, o cliente escolhe por onde importar ou exportar de acordo com o melhor ponto para o escoamento e a distribuição de sua mercadoria.
Como um recinto alfandegado privado de uso público, o uso dos portos secos brasileiros para liberação de mercadorias importadas através dos seus serviços é mais rápidos, eficientes e com um menor custo do que nos portos e aeroportos, devido ao grande volume de cargas. Os portos secos desafogam as zonas primárias e aceleram os processos logísticos trazendo uma vantagem competitiva para quem o utiliza.
Nesse contexto, este trabalho busca contribuir com a proposição de um modelo à gestão de cadeias de suprimentos, com enfoque na utilização dos portos secos, visando a diminuição do tempo de resposta ao cliente, com aumento de agilidade.
Justifica-se então o tema para averiguar a atuação dos portos secos no comércio exterior e na logística.
O artigo está estruturado em alguns tópicos para esclarecer algumas dúvidas. No capítulo 1 será abordado o tema logística e transporte internacional, armazenagem e distribuição física, que vem ganhando cada vez mais relevância na gestão das empresas por tornar-se uma tendência inevitável. O capítulo 2,faz uma breve abordagem sobre o panorama do comércio exterior e verificou a grande importância que o setor traz para a economia e se submete ao nexo existente entre o comércio exterior e o desenvolvimento econômico.
Além disso, serão discutidos na seção seguinte assuntos que visam definir e caracterizar a utilização dos portos secos e alguns regimes especiais para o favorecimento do comércio internacional e como incentivo das importações e exportações. E no último capítulo, foram citadas algumas vantagens na utilização mais frequente dos portos secos, trazendo menos gargalos nas zonas primárias e alavancando a economia do Brasil.
...