A INFLUÊNCIA DA VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES
Por: Fany S.S • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 137 Visualizações
INTRODUÇÃO
No mundo moderno, ao longo dos anos, os produtos que conhecemos hoje é fruto das evoluções que as grandes empresas globais apresentaram à sociedade. Por isso, é fundamental conhecer a companhia da qual compramos e consumimos um determinado produto, qual é a sua visão de responsabilidade social para com a sociedade e o meio ambiente e como elas se postam diante dessas situações. Nesse caso, o presente trabalho tem como objetivo a análise das estratégias, comportamentos, visões e ideias sobre as grandes corporações mundiais, em destaque a Nike, maior empresa global que promove produtos esportivos. Nesse trabalho, foi estudado o funcionamento da estrutura das grandes empresas e da Nike, como as grandes corporações lidam com a imagem corporativa, como são os processos de comunicação, e as estratégias que são utilizadas pelas empresas para lidar tanto com seus funcionários, quanto com o público consumidor,
Além disso, o trabalho busca conhecer a postura ética das empresas e explora a responsabilidade social das corporações, a inclusão da diversidade cultural na Nike e a visão de mundo dentro da comunicação e negociação. Ao longo dessa pesquisa, pode-se ver como é importante a ética nas organizações, como a comunicação é imprescindível nos processos de negociação, como a variedade cultural atua nas relações comunicacionais e como estratégias inovadores e eficientes podem contribuir para o sucesso de uma empresa.
A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES
Conforme visto na disciplina de Técnicas de Negociação, cada indivíduo tem a sua forma de ver o mundo, de acordo com a sua cultura, vida social e suas crenças e por isso, cada um tem uma visão diferente em um processo de negociação (JUNIOR/ PAOLUCCI) Através da visão de mundo, é possível observar como as culturas de uma organização são diferentes uma das outras, e por isso é imprescindível o conhecimento cultural no processo de negociação.
Na síntese de Martinelli (2009), é preciso saber identificar como as pessoas interpretam uma situação e como isso afeta no modo como a comunicação é feita, para saber lidar com a visão de mundo das partes envolvidas. É necessário que, antes de qualquer parte comunicacional, que se conheça a cultura de uma empresa envolvida no processo de negociação, garantindo os melhores resultados possíveis e quebrando as barreiras de comunicação que impedem a aproximação de uma empresa da outra. Isso de faz presente na Nike, pois a empresa é de marca global e, portanto, é fundamental que a empresa tenha uma estrutura de comunicação e conhecimento cultural diversificado, para que haja uma comunicação eficiente. Nesse contexto, diversas empresas têm adotado estratégias para lidar com a visão de mundo das partes envolvidas, tais como a empresa BB e Mapfre (Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre), que criou um Conselho de Diversidade, que visa à inclusão de deficientes, mulheres, etnia, LGBT, voluntariado e geração, com foco para a realização de comunicação e trabalho mais efetivos e propensos à inovação. Outro exemplo se dá na Coca-Cola, empresa no ramo de bebidas, ao incluir as diversidades culturais, raciais, religiosas e sexuais em seus comerciais, além da conscientização, promove um debate quanto às diversidades presente na empresa e amplia a comunicação não somente em sua base de funcionários, como também nos consumidores.
1. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL
No mundo das corporações, é interessante observar as constantes mudanças na cultura das empresas e como ela gera impacto nos processos de negociação. Ao longo dos anos, as corporações sofreram mudanças em suas culturas organizacionais, o que gera também impactos na estrutura de pessoal de uma empresa. A partir disso, as organizações procuram estabelecer técnicas que possam contribuir no sistema de departamento de pessoal, para que aja uma aproximação tanto dos funcionários, quanto dos clientes.
Uma técnica que vem sendo utilizada é o Storytelling, que é a arte de contar histórias em conjunto com as vendas dos produtos (PORTAL ADMINISTRAÇÃO, 2017), uma ferramenta eficiente para desenvolvimento cultural das organizações, por unir a arte de contar histórias com a cultura, ao envolver o universo das empresas, que incluem, dentre elas, a trajetória de uma empresa. Nesse caso, a Nike pode utilizar essa técnica para gerar um impacto nas emoções das pessoas e levar elas a conhecerem a trajetória e evolução da empresa, para que possa ter uma aproximação dos funcionários e do público consumidor. Além disso, o Storytelling une as culturas dentro e fora da empresa, permitindo que os funcionários conheçam e se envolva mais ativamente nas relações comunicacionais, pois assim ela ajuda a identificar e compartilhar histórias, situações e comportamentos que fazem parte da evolução da empresa e, assim, facilita as aproximações das crenças, normas, valores e cultura.
Diante disso, percebe-se como essa prática promove uma mudança na cultura organizacional da Nike, como ela permite uma conexão eficiente entre os funcionários e a empresa, ao ajudar na motivação dos funcionários permitindo uma evolução na cultura organizacional da empresa e aproximando ainda mais o público consumidor com a empresa. Essas ações provocam mudanças nas comunicações da empresa, uma vez que, ao incluir essa ferramenta no contexto da cultura da organização da empresa, atrai a motivação e inspiração das pessoas junto com a empresa, permitindo que as barreiras de comunicação sejam quebradas e que se obtenha o sucesso social dentro da empresa.
2. EMPREENDEDORISMO
Sob o ponto de vista de Schumpeter (1883-1950) e suas teorias do empreendedorismo, a Nike pode ser classificada como uma empresa inovadora ao buscar investir nas novas tecnologias e suas constantes evoluções, se adequando às demandas do mercado e buscando conhecer as culturas em que o mundo vive, de modo que permite a empresa saber quais as expectativas e desejos dos consumidores, como no caso em que apresentou ao público o tênis Hyper Adapt 1.0, inspirado no filme `De Volta Ao Futuro´, que ao ser colocado nos pés, são automaticamente ajustados. Esse tipo de ideia é inovadora ao perceber que o filme no qual o tênis é inspirado é de grande sucesso na cultura pop e que utilizar a cultura como pretexto para lançar
...