A Identificação Da Questãodiscutida, A Tese Que O Autor Rejeita, A Tese Que Ele Sustenta, Os Argumentos Que Sustentam Tanto As Posições De Tese Contrária Quanto As Posições De Tese Favorável, A Conclusão Do Autor Contribui Sobre Maneira Para A C
Ensaios: A Identificação Da Questãodiscutida, A Tese Que O Autor Rejeita, A Tese Que Ele Sustenta, Os Argumentos Que Sustentam Tanto As Posições De Tese Contrária Quanto As Posições De Tese Favorável, A Conclusão Do Autor Contribui Sobre Maneira Para A C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FANNYMILLER • 2/11/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 854 Visualizações
QUESTÃO1
A questão discutida é o Processo de desenvolvimento do capitalismo, apontando ainda, para algumas das inúmeras contradições da sociedade global.
A tese que o autor rejeita é O crescente processo de Exclusão Social.
A tese que o autor sustenta é O papel do Estado-Nação.
CONCLUSÃO- O Estado se apresenta como a única salvaguarda real dos interesses vitais dos excluídos em cada país. É preciso refletir sobre formas alternativas de Inclusão Social.
QUESTÃO2
1- O crescente processo de exclusão social de grande parte da população mundial.
Posicionamento: Desfavorável. Os paises pobres e classes mais empobrecidas ou em vias de desenvolvimento, são aqueles em que a situação tem se agravado cada dia mais nas últimas décadas.
2- O papel do Estado-Nação.
Posicionamento: Desfavorável. Se faz necessário pensar em alternativas que possibilitem alguma reversão no papel do Estado para além de construir um orçamento equilibrado, sem sofrer a punição dos mercados mundiais, que em fração de segundos podem quebrar com pessoas, empresas e nações em qualquer parte do mundo.
QUESTÃO3
Como é de conhecimento os conectivos são essenciais para a manutenção do sentido do texto.
Para melhor entendermos exemplifico, no resumo extraído do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital,deTania Steren dos Santos: "Considera-se esta última questão extremamente relevante, pois diante de uma tendência intrínseca do sistema à concentração da riqueza, de um lado, e a expansão da pobreza, de outro, o Estado se apresenta como a única salvaguarda real dos interesses vitais dos excluídos em cada país." O conectivo pois tem como função Explicação.
Os conectivos são muitos, e usados em diversos contextos para diversos fins, tais como explicação, comparação ou oposição, entre outros. Em alguns contextos podem ser utilizados conctivos diferentes sem que este prejudique a comprrensão do texto em questão. Explicando melhor, no resumo do texto acima citado, o conectivo pois poderá ser substituido pelos conectivos, portanto ou logo, sem que haja prejuizo no entendimento do texto.
Portanto, para um texto gramaticamente enriquecido, é essencial fazer uso de tudo o que nossa língua portuguesa nos oferece, e isso inclui os conectivos, use- os e abuse, de forma consciente é claro, e correta.
...