TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Mata Ciliar

Monografias: A Importancia Da Mata Ciliar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTANCIA DAS FLORESTAS – UMA REFLEXÃO SOBRE A MATA CILIAR E A IMPORTÂNCIA DA SUA PRESERVAÇÃO

RESUMO

O presente trabalho objetiva registrar a importância das florestas principalmente no que destaca o papel da Mata Ciliar, ressaltando a importância e a necessidade da sua preservação. A legislação ambiental vigente determina que as margens dos corpos d’ água devem ser protegidas por vegetação ciliar. Com as intensas e descontroladas devastações essas formações parecem ser corriqueiras, não apenas em tempos passados como também, nos dias atuais, e as diversas condições têm contribuído para o alcance do caos que nos rodeia. Dentre essas podem-se citar a ganância e desinformação de proprietários; a corrupção vinculada a outras dificuldades em se fazer cumprir a lei; a legislação, nem sempre adequada e a pobreza. Para melhorar esclarecer sobre este assunto, optou-se a realização deste trabalho.

Palavras-chave: Mata ciliar, preservação, conseqüência, legislação.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é mostrar a importância da mata ciliar e a necessidade de preservação, para tanto optou-se pela pesquisa bibliográfica.

A mata ciliar é a formação vegetal mais importante para preservação da natureza, o próprio nome já indica assim como os cílios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos, retendo as impurezas e preservando a integridade das águas.

No entanto, a mata ciliar é mais que isso. Ela forma uma comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que interage com outros componentes não vivos, como os rios. A mata ciliar protege a vida dos rios e consequentemente protege a vida e todos que dependem dele. Essa interação é benéfica a todos. Ou seja, a mata ciliar é parte fundamental de um ecossistema.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Define-se como mata ciliar aquela vegetação característica de margens ou áreas adjacentes a corpos d´água. Pode ser considerada um ecossistema ripário (LIMA, 1989).

A partir destas considerações é possível afirma que a mata ciliar é o conjunto de árvores, arbustos e capins que crescem as margens dos rios, lagos, córregos, e nascentes. Ela é considerada a área de preservação permanente é obrigatória por lei.

Para Santos (1987) a mata ciliar ”possui várias denominações: floresta beira rio, ribeirinha, ripária, ripícula, floresta de galeria e ciliar”.

Alguns Institutos afirmam que mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. Ela funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d' água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes. Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.

A mata que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que possa se reproduzir ali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizá-la como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida. Os peixes também acabam servindo-se das árvores, que fornecem alimento e criam na região do rio um clima no qual são menores as variações de temperatura.

Apesar de tão necessária, a mata ciliar vem desaparecendo muito rapidamente. A ocupação das várzeas por plantações e pastagens, o despejo de enormes quantidades de lixo e esgotos nos rios, a falta de planos para a utilização racional e adequada das florestas, além de agravarem o problema das enchentes, reduzem a produtividade agrícola e provocam o acúmulo de material nas barragens e nos fundos dos rios. Outras regiões percebem uma redução no número de peixes de seus rios, devido ao assoreamento. Com a diminuição da profundidade dos rios, os peixes passam a ter dificuldades de encontrar alimento, visto que é principalmente no fundo dos rios onde vivem os organismos que os peixes consomem.

O assoreamento também provoca a morte de bactérias e algas que necessitam de oxigênio e faz proliferar outros organismos que liberam substâncias tóxicas na água. A cobertura do solo é extremante importante, pois deixa a terra fofa como uma esponja, com isso ao invés da água ir direto par o rio ela penetra no solo deixando a terra fértil. Por este motivo a mata Ciliar evita enchentes, assoreamentos dos rios, além de proteger o solo contra erosões também tem como função de abrigo para os animais. Controla Pragas, oferece sombra e frutos para os animais. Assim, os solos sem cobertura florestal reduzem drasticamente sua capacidade de retenção de água de chuva, causando duas conseqüências gravíssimas: A primeira que é imediata, resultam nas enchentes; A segunda de médio prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com