Matas Ciliares
Pesquisas Acadêmicas: Matas Ciliares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brenopontes • 23/3/2015 • 2.634 Palavras (11 Páginas) • 344 Visualizações
< RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR NO RIO DAS VELHAS >
Amanda Maciel Pontes1; André Amaral Ramos2; Breno Henrique Machado Pontes3; Lorrany Pereira Alves4; Pedro Hadas Neto5.
Eloisa Márcia da Silva Tampieri6
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1amandamacielp@yahoo.com.br; 2amaral_guitar@yahoo.com.br; 3bhmp1994@hotmail.com; 4lolly_bh1994@hotmail.com; 5pedrohadas_pinguim30@hotmail.com; 6eloisa.silva@prof.unibh.br.
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Quais são as consequências para o ecossistema causado pelos danos às matas ciliares?
2.1 Contextualização do problema
Em Regiões com problemas de desequilíbrio ecológico a mata ciliar não é capaz sozinha de impedir a erosão das margens, mas sua ajuda é indispensável. Rios em processo de assoreamento tendem a sair de seu leito com mais facilidade durante as chuvas, provocando inundação e solapamento das margens. As árvores não resistem às constantes agressões sofridas e terminam por serem levadas pela força das águas e a falta de superfície de sustentação.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Analisar como pode ser feita a recuperação de matas ciliares.
3.2 Objetivos específicos
* Definir o conceito de matas ciliares;
* Analisar métodos de recuperação existentes para mata ciliar;
* Evidenciar a importância da mata ciliar para a sub-bacia hidrográfica do Rio das Velhas.
4 JUSTIFICATIVA
A relevância deste estudo se justifica pela importância da mata ciliar para o ecossistema das bacias hidrográficas, em específico a sub bacia Rio das Velhas, localizado em Belo Horizonte.
É necessária a conscientização da importância da mata ciliar para os diversos setores da sociedade, como pecuaristas, que procuram abrir caminho para o fácil acesso do gado a água; as madeireiras, que procuram esses sítios bastantes produtivos com árvores de alto valor comercial; sem ter a consciência dos prejuízos causados ao rio e a todos os seres vivos que habitam este rio.
5 BACIAS HIDROGRÁFICAS
Bacias hidrográficas são um conjunto de terra, que por causa de suas características topográficas, com desníveis de terrenos, sempre das áreas mais altas para as mais baixas fazem a drenagem das águas de precipitações por um curso d’água para um rio principal.
Segundo Caroline Faria, os principais elementos que compõe uma bacia hidrográfica são os tergos (divisores de águas) - que são elevações que fazem a separação das escorrências de águas; “fundos de vale” - que são áreas próximas a rios no ponto mais baixo do relevo, e que geralmente sofrem inundações; “sub-bacias” - bacias menores que geralmente são afluentes do rio principal; “nascentes” - local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água; “áreas de descarga” - locais onde acontece vazão de água; “recarga” - onde a água penetra no solo para recarregar o lençol freático e “perfis hidrogeoquímicos” - características das águas subterrâneas em meio às pedras.
As bacias hidrográficas são extremamente importantes para a sociedade, em destaque para aquelas comunidades ou cidades que vivem em volta do rio. Essas bacias servem como fonte de abastecimento de água, como meio de conseguir alimento e renda (como por exemplo, através da pesca) e para a produção agrícola.
5.1 MATAS CILIARES
Mata ciliar, também conhecido como mata de várzea, mata de galeria e vegetação ou floresta ripária, é a formação vegetal encontrada as margens de rios, córregos, represas, lagos e nascentes. O Código Federal Florestal reconhece como “área de preservação permanente” que deve respeitar uma extensão de acordo com a largura do rio, nascente, lago ou represa.
O nome mata ciliar se da pois elas são tão importantes para os rios como os cílios para os olhos.
5.1.1 CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DAS MATAS CILIARES
Segundo a WWF-Brasil as principais causas de degradação das matas ciliares são as pastagens - pois a maior umidade dessas áreas permite o melhor desenvolvimento de pastagens, e por essa facilidade os fazendeiros usam dessa opção mais simples, o desmatamento, o fato de alguns fazendeiros desmatarem para que os igarapés aumentem a produção de água nos períodos de estiagem - isso acontece porque as árvores deixam de “bombear” água usada na transpiração das plantas, as queimadas utilizadas para renovação de pastagens e limpezas de terra como agropecuária, e a falta de importância dada a essas áreas.
5.1.2 IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES
As matas ciliares servem de proteção para rios e solos e são fundamentais para o equilíbrio ecológico. Segundo Augustos (2012) elas reduzem o assoreamento e a força com que as águas chegam aos rios, lagos e represas, impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático, mantendo a qualidade da água. Formam corredores que contribuem para conservação das biodiversidades, fornecendo alimento e morada para a fauna. Constitui barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura. E durante o crescimento, absorvem e fixam o dióxido de carbono, que é um dos principais gases causador do efeito estufa.
5.2 MÉTODO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES
Ribeiro (2001) lembra que até recentemente a recuperação de matas ciliares era uma atividade sem comprometimento com concepções teóricas, sendo simplesmente o ato de plantar mudas e com objetivos específicos, como por exemplo, o controle de erosão.
“Nos últimos 15 anos o acúmulo significativo de conhecimento sobre os processos envolvidos na dinâmica de formações naturais [...] assumir a difícil tarefa da
reconstrução
...