A Importancia Das Atividades Interdisciplinares
Monografias: A Importancia Das Atividades Interdisciplinares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djrs • 26/10/2013 • 920 Palavras (4 Páginas) • 1.051 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A prática interdisciplinar tem sido cada vez mais abraçada pelos educadores, pois essa postura leva à construção do conhecimento de forma geral. Não podemos negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em salas de aula, pois com isso quem ganha são os alunos pela maneira criativa em conjunto que os professores realizam para transmitir para eles de uma forma prazerosa e diferenciada, desenvolvendo o mesmo trabalho de cada matéria de maneira diferente, pois todas as disciplinas andam de mãos dadas, uma necessita da outra para o seu desenvolvimento, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja um todo e assim teremos alunos cada dia mais motivados em sala de aula.
A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Considerando a grande importância desse tema, foi realizada uma pesquisa sobre interdisciplinaridade, para um maior embasamento teórico sobre esta temática. Seguida de uma análise e reflexão de algumas propostas interdisciplinares para o ensino fundamental I.
2 DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade refere-se a uma nova concepção de ensino e currículo, baseada na interdependência entre diversos ramos do conhecimento. É uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagem em diferentes disciplinas.
As crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, têm aulas de Matemática, Ciências, História, Artes e assim por diante. Mesmo que todas essas aulas sejam dadas pela mesma professora, esses conteúdos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar.
A estratégia de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar são os projetos didáticos. Através deles, o professor introduz um estudo de temas que não pertencem a uma disciplina específica, envolvendo assim duas ou mais.
Para o ensino fundamental I, foram analisadas algumas propostas disciplinares.
- Proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de língua portuguesa e matemática: Para resolver um problema matemático, o aluno precisa saber ler e interpretar textos, pontuar corretamente, etc.
- Proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, história e geografia: Os alunos aprimoram seus conhecimentos sobre características do texto informativo e desenvolvem sua competência em produzi-lo; pesquisando sobre a história do Brasil; propiciando a utilização de mapas, estudando em particular, sua localização, países que fazem fronteiras, etc.
- Projeto interdisciplinar sobre o meio ambiente, envolvendo as disciplinas de língua portuguesa (leitura e produção de textos), ciências (pesquisa), artes (oficinas), história (capítulo VI da Constituição Brasileira), matemática (formas geométricas) e geografia (reciclagem).
Os exemplos citados acima mostram a importância do trabalho interdisciplinar e que todas as disciplinas andam de mãos dadas, uma necessitando da outra para desenvolver. Os projetos didáticos propiciam, enfim, o estudo de problemas reais e complexos, o que implica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Uma forma de abordar esses problemas reais é por meio dos temas transversais. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais são definidos como questões de relevância social e que não devem ser abordadas ou resolvidas a partir de uma única disciplina, ou seja, para compreender e procurar soluções para os problemas abordados nos temas transversais é preciso que se faça uma abordagem interdisciplinar. Caso contrário, corre-se o risco da simplificação excessiva.
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. “Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação
...