A Importancia Do Serviço Social Nos Dias De Hoje
Ensaios: A Importancia Do Serviço Social Nos Dias De Hoje. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josipeluque • 25/10/2013 • 3.789 Palavras (16 Páginas) • 1.039 Visualizações
ATPS PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE:
ESSE FILME RETRATA a condição humana, salientando os aspectos referentes: a violência, o poder institucional e o individuo, pois mostra exatamente as diferenças entre homens e outros animais e as manifestações culturais do ser humano, estabelecendo uma relação de dominação com a participação de dois grupos; os que dominam e os que subordinam, é mostrado o caos do poder público, a corrupção capitalista da policia os interesses políticos e falta de segurança pública e o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade. Constatamos que a análise do filme Tropa de Elite, os modos como se constitui a visão do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e a imagem do outro, na realidade e na ficção.
Ao apresentar uma perspectiva inovadora e contemporânea sobre assuntos de gosto amargos como: A violência policial tráfico de drogas nas comunidades e a corrupção das instituições do Estado. A representação dos modos como a instituição policial brasileira; a policia carioca aborda e se relaciona com a população marginalizada, com os usuários de drogas, e os criminosos envolvidos com o trafico nas comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro nos últimos anos levanta questões sobre o modo como é mostrado à realidade social e cultural brasileira. Tratando-se de filme que mostram e discutem instituições, como aconteceu em Tropa de Elite Brasil 2007, uma obra de ficção criada com base no livro Elite da Tropa, por sua vez, ficção e fatos verídicos se misturam e dialogam com as instituições representadas, as ações mostradas no filme, a Policia Militar do Rio de Janeiro e o Bope, tem respaldo ou não naquilo a que se propôs quando de sua criação e em seu regulamento numa analise minuciosa, e ainda se representa negativa ou positiva a instituição em foco. O personagem representado por Capitão Nascimento traz consigo realidade familiarizada direta na cidade ou região em que vive, ou indiretamente apresentadas por meio da mídia, em maior ou menor grau. Em Tropa de Elite, na visão particular do personagem principal, O capitão Nascimento que conduz o filme e que por meio de sua narração é fato decisivo para os sentidos que o filme promove.
O enredo do filme demonstra que não esta longe da realidade da sociedade carioca, estes mesmos estudantes fazem o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis no ambiente da própria universidade, e assim beneficia a violência e a corrupção urbana, em que envolvem ações sociais que visam a minimizar problemas sociais como a marginalidade e a criminalidade. E assim a corrupção emperra no meio da nossa sociedade através do poder publico, que em vez de proteger faz parte de um esquema sórdido entre os poderes executivo e legislativo da nossa sociedade corrupta, que se utiliza de meios proibidos pela lei para coagir e obter lucros das classes menos beneficiada. Relata no filme a dura vida dos policiais do Bope, e a podridão que é o sistema policial na cidade maravilhosa, e analisando a lamentável realidade da cidade carioca, onde toda a organização funciona para se propagar, incluindo policiais corruptos, traficantes, políticos e usuários de drogas da classe media e alta.
CONCEITOS DE CULTURA E MANIFESTAÇÃO.
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
Existem diversos conceitos de cultura, dependendo do ponto de vista apresentado. Vou citar alguns autores para melhor compreendermos as diferenças.
Castells (2010, p.34) considera cultura como “um conjunto de valores e crenças que formam o comportamento”, onde padrões repetitivos de comportamento podem dar origem a costumes repetidos por instituições e por organizações sociais informais.
No entanto, há uma questão a se relevar. Arte e cultura muitas vezes são confundidas como sinônimos para o público leigo, tamanho é a complexidade do significado destas duas questões dentro da sociedade.
Tendo em vista que arte e cultura são temas tão populares, embora tão dificilmente conceituáveis, recorremos a Ferreira (2004), buscando uma definição abrangente do conceito de cultura. Ele nos diz: “cultura é o conjunto complexo dos padrões de comportamento, das crenças, instituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade”.
Já o artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil CF/88, versa sobre o tema cultura da seguinte forma:
Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais; V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. (BRASIL, 2005, p.80).
Zolberg (2006) afirma que a antropologia trata a cultura como algo maior e mais amplo que a arte. Os antropólogos enxergam a cultura como um todo, consistindo de significados simbólicos ou estruturas de pensamento que podem estruturar ideias e modos de pensar, crenças religiosas, valores éticos e sistemas de símbolos, incluindo a língua, a estética e as artes. Todos esses aspectos da cultura podem ser encontrados onde houver sociedades humanas, sendo considerados ‘universos culturais’.
Aí se percebe que o conceito de cultura está relacionado às bases materiais e ideais; podendo ser concebida como expressão das ideias e sentimentos ou o conjunto do conhecimento armazenado pela humanidade, ou por vezes, entendida como construção social.
Segundo Chauí (1994), o termo cultura deriva do verbo latim colore, que
...