A Importância D Feedback
Artigos Científicos: A Importância D Feedback. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gandh • 14/9/2014 • 933 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
SISTEMA EDUCACIONA KROTON
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CLAÚDIO ROGÉRIO PEREIRA SILVA
A Importância do desenvolvimento do “feedback” como ferramenta de transformação no ambiente organizacional
São Luís – Ma
2014
CLAÚDIO ROGÉRIO PEREIRA SILVA
A Importância do desenvolvimento do “feedback” como ferramenta de transformação no ambiente organizacional
Trabalho apresentado a Faculdade Atenas Maranhense – FAMA da disciplina Comportamento para obtenção de nota parcial do 2º B.
Orientador: Profº Claúdia Castro
São Luís – Ma
2014
A palavra feedback vem do inglês feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, o significado de feedback é alimentar novamente, ou retroabastecer. Percebe-se que o ser humano, em sua busca constante por algo que o complete, também precisa se retroabastecer, ou seja, necessita de algo que reabasteça suas energias, suas expectativas, seu conceito sobre si mesmo e a certeza de ser aceito nos grupos sociais em que convive. O ser humano inconscientemente busca o feedback.
Quando uma determinada pessoa dá um feedback sobre algo ou alguém, ela transmite a sua impressão, o seu olhar externo, e muitas vezes desencadeia um processo de mudança que pode trazer consequências nem sempre positivas, impactando nas esferas psicológica e social de cada um. Diversas pessoas têm medo de receber feedback, pois ele é capaz de revelar uma percepção externa que muitas vezes agride a percepção que elas têm de si mesmas.
Quando o feedback atinge o “eu”, ou seja, o “ego” de um indivíduo, afetando o seu mundo interno, seus pensamentos, sua psique e sua autoestima, ele se sente vulnerável e agredido. Se o feedback é visto como uma ameaça, este será então rejeitado, uma vez que o indivíduo tende a se proteger contra ameaças e privações.
De acordo com Betti (2004, p.3), existem quatro maneiras de se dar feedback “em função das dimensões ética (verdade ou mentira) e psicológica (amor ou ódio)”. A “dimensão da ética (...) se refere à veracidade do conteúdo do feedback, ou o que se diz, e a dimensão da motivação (...) se refere às intenções de quem fala, ou porque se fala”.
Quando o feedback transmite uma mensagem verdadeira, mas é motivado por sentimentos de desamor, é provável que seja recebido com agressividade e descrédito, e que traga como resultado a raiva, o ímpeto de revidar e o conflito.
Por outro lado, se o feedback é motivado pelo amor, mas o conteúdo da mensagem não é verdadeiro, ele pode ser recebido com aprovação em um primeiro momento, mas a partir da percepção de que a mensagem é mentirosa, a consequência é a desconfiança e a descrença no processo.
A importância do feedback, então, não está somente no conteúdo verdadeiro da mensagem, mas na maneira como esta mensagem é transmitida. O feedback afetivo atravessa as barreiras e atinge o cerne da personalidade do ser humano, desencadeando um processo construtivo e extremamente positivo. Mesmo que o conteúdo da mensagem seja uma crítica, se o indivíduo percebe que a verdadeira intenção do interlocutor é o desenvolvimento de quem recebe a mensagem, encontra-se um canal aberto de comunicação e o feedback não afeta as relações de confiança e amizade. A mensagem pode até mesmo ser vista com descrença no primeiro momento, mas com certeza provocará uma posterior reflexão do receptor que o levará a rever seus conceitos e buscar seu desenvolvimento.
Hoje, o feedback apresenta-se como um instrumento gerencial capaz de integrar diferentes níveis organizacionais e promover a melhoria da performance de indivíduos, de equipes de trabalho e da organização como
...