A Importância Da Gestão De Pessoas Em Centro De Estética
Por: Fernandalago1 • 21/1/2025 • Trabalho acadêmico • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 18 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
GESTÃO DE PESSOAS
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS EM CENTRO DE ESTÉTICA
Maria do Rosário Botelho dos Santos
Curso do Centro Universitário ETEP
em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF
Curso: Estética e Cosmetologia
Data de início no curso: 22/06/2023
Data de envio do trabalho: 27/12/2023
RESUMO
A gestão de pessoas nas organizações contemporâneas visa equilibrar a relação entre a felicidade do funcionário e o desempenho do profissional e empresa. Essa gestão em um contexto organizacional se refere a um conjunto de estratégias para gerenciar os colaboradores. O objetivo central do presente trabalho é analisar a importância da gestão de pessoas no campo da estética. Os problemas mais comuns relacionados ao comportamento avaliativo e às tendências. Em um mercado altamente competitivo, cada detalhe tem um impacto significativo.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Estética Organizacional. Gestão do Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre a gestão de pessoas nas organizações contemporâneas que visa equilibrar a relação entre a felicidade do funcionário e o desempenho da empresa. Esse equilíbrio requer habilidades para vincular as competências e as qualificações necessárias para o desenvolvimento sustentável da organização. Os profissionais recém-contratados por empresa de estética passam por um processo imersivo, e em pouco tempo recebem muitas informações, que não só estão relacionadas às suas novas atividades, mas também ao seu entendimento da empresa, do ambiente de trabalho, cultura e relações interpessoais no espaço compartilhado (RIBEIRO, 2017).
Um dos mercados mais promissores para se investir é o da beleza e estética; isso porque as pessoas se preocupam cada vez mais com a beleza e aparência. Os cuidados com a beleza não são mais mera vaidade, para especialistas são considerados fatores essenciais para o mercado de estética cresceu 567% no Brasil nos últimos cinco anos, existem mais de 500 mil salões de beleza em todo o país e o número de profissionais nessa área aumentou de 72 mil para mais de 480 mil.
O Brasil, atualmente, ocupa a quarta colocação no ranking mundial de consumo de produtos e serviços de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A maioria dos consumidores desse mercado acha que cuidar da beleza não é um luxo e sim uma necessidade e investir na aparência física é um investimento que compensa, pois dá a sensação de felicidade e satisfação.
A Gestão de Pessoas em uma organização se refere a um conjunto de estratégias para gerenciar os colaboradores. Em linhas gerais, o negócio depende de seres humanos para gerar resultados, tornando a Gestão de Pessoas indispensável. As práticas de gestão de pessoas na capacitação, desenvolvimento e retenção de profissionais desenvolvem e potencializam os talentos, dessa forma capacitando as empresas a terem melhores condições de atingir seus objetivos.
Quando não há uma gestão de pessoas efetiva, a organização muitas vezes está sujeita a situações de conflito entre os colaboradores, ruídos na comunicação, alta taxa de rotatividade e, consequentemente, pessoas que não estão preparadas e nem engajadas a entregar os resultados esperados.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo pesquisas de Schmitt (2014), gestão e negócios são aliados muito poderosos no mercado da beleza, uma vez que se complementam. Muitos profissionais erram porque não entendem sua verdadeira assessoria empresarial, que não só vende produtos, mas também negocia serviços. Estratégias devem ser sempre desenvolvidas para melhorar os serviços e a demanda por eles.
No mercado da Estética, a gestão é fundamental, pois os profissionais devem estar sempre atualizados, e por isso devem ter um conhecimento profundo das necessidades e perfis tanto dos colaboradores como dos clientes e, o mais importante, devem ainda entender a inovação tecnológica. Todas as empresas precisam de estratégias de gestão para desempenhar um bom papel em um mercado altamente competitivo.
A gestão deve focar no crescimento contínuo da comercialização de serviços e no resultado financeiro da venda de produtos (KOTLER; KELLER, 2006). Seja em finanças, contabilidade ou outras funções de negócios, as atividades de gestão geralmente podem garantir o sucesso financeiro. Contudo, realizar essa tarefa em uma empresa não é fácil, pois consumidores exigentes têm demanda e a competição é acirrada, já que eles precisam competir com os consumidores por espaço e reputação.
A gestão desempenha um papel fundamental na busca de novos serviços estéticos, pois deve atender às necessidades dos públicos-alvo e captar possíveis grupos de consumidores. Os empreendedores dessa área precisam entender que terão como tarefa primordial a formulação de novas estratégias para proporcionar uma experiência única ao cliente, como paredes externas, ambientes estáveis, serviços disponíveis, promoções atrativas, divulgação de informações e comercialização de produtos (SCHMITT, 2014).
Um centro de estética é o local onde se presta serviços de beleza e saúde aos consumidores e onde se vende produtos complementares de beleza, com o objetivo de aumentar a rentabilidade de acordo com a necessidade de cada cliente. Agregar a venda de produtos melhora o desempenho do negócio e traz receitas adicionais para o empreendimento.
O gestor é peça fundamental dentro do negócio; a sua experiência é necessária tanto para persuadir os colaboradores, como também para dar atenção ao seu redor e ver o que já foi realizado e para onde estão caminhando. Sua experiência deve ser aplicada ao fazer um diagnóstico detalhado dos resultados das atividades da empresa em relação à pesquisa de mercado, gerenciamento de produtos, força de vendas, publicidade e promoção de vendas, distribuição física, serviços de marketing, serviços de pós-venda e serviços auxiliares como treinamento de vendas.
...