A Importância Do Aquecimento Pra Aula De Educação física
Casos: A Importância Do Aquecimento Pra Aula De Educação física. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caracoldomar • 13/8/2014 • 322 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
A importância do aquecimento na aula de educação física
Pode-se afirmar que todo aquecimento executado dentro de técnincas apropriadas, com volume e intensidade adequados, terá efeitos benéficos sobre a performance, além de resguardar o organismo de possíveis lesões .
Aquecimento na verdade é:
O conjunto de atividades de diferentes formas que, mediante um volume e uma intensidade de trabalhos adequados, visam a preparar o indivíduo para o desempenho de performances máximas. Ele deve ser executado objetivando-se atuar em nível orgânico, muscular, articular e psicológico.
O aquecimento pode ser executado de quatro maneiras: ativo, passivo, mental e combinado.
Realizado de forma passiva compreenderá atividades que, embora provocando alguns dos efeitos do aquecimento, não atuam de forma sistêmica, sendo, por isso, menos eficazes. Devido à sua relativamente reduzida ação (o aquecimento ativo, por exemplo aumenta seis vezes a circulação), somente deve ser utilizado de forma complementar.
O aquecimento mental consiste no treinamento mental pré-competitivo, no qual o atleta imagina-se realizando os movimentos, embora isto só seja possível em sequências fáceis ou totalmente automatizadas. Este aquecimento também deve ser usado de forma complementar.
Utilizar mais de um tipo de aquecimento é o que preconiza o aquecimento combinado, possibilitando juntar um ou mais tipos com aquele que é o principal tipo de aquecimento: o ativo.
O aquecimento ativo consiste na exeução de exercícios e movimentos realizados para se alcançar efeitos de dois tipos: gerais e específicos. No primeiro visa-se obter uma preparação global do organismo para a performance. No segundo, entretanto, trabalhar-se-á, localizadamente, com a musculatura a ser empregada durante a atividade, servindo, inclusive, para ensaiar os mecanismos reflexos do sistema nervoso que controlam os movimentos, permitindo que o atleta recobre sua familiaridade com os mesmos.
Pode-se, ainda, classificar o aquecimento ativo geral em duas categorias: aquecimento orgânico e aquecimento neuromuscular. O primeiro visa a preparar o sistema cardiopulmonar para a atividade, enquanto que o segundo objetiva uma preparação geral de toda a musculatura, articulações do corpo e do SNC (sistema nervoso central).
...