A Importância Dos Ácidos
Exames: A Importância Dos Ácidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmdantas • 2/1/2014 • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 1.631 Visualizações
Colégio Appogeu
Curso pré-vestibular
Aluna:
Disciplina: Química
Pesquisa:
- A importância dos Ácidos
- A importância dos Elementos Químicos
Aracaju,
30/10/2013
- Qual a Importância dos Ácidos:
Ácido fluorídrico
É eficiente no condicionamento de porcelana, promovendo a formação de microrretenções na superfície do material. Entretanto, trata-se de um ácido perigoso1.
Considerando esse aspecto, pareceu conveniente compará-lo ao ácido fosfórico, que, além de menos perigoso, encontra-se disponível na maioria dos consultórios odontológicos, sendo o ácido de eleição no condicionamento do esmalte dental para a união com resina composta.
Apesar de não produzir descalcificação na superfície de porcelana, o ácido fosfórico exerce uma ação de limpeza, removendo o smear e aumentando a receptividade ao silano1.
Ácido clorídrico
É um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o PH desta seja muito baixo. O ácido clorídrico encontra uma gama de utilidades enorme podendo ser utilizado para:
Hidrólise ácida de madeiras; Limpeza de equipamentos, chamada também de decapagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado; Utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em PH baixo; Produção de cloretos metálicos; Acidificação de poços de petróleo.
Regeneração de resina de troca iônica, ele retira os íons trocados retidos na resina, deixando-a pronta para nova utilização;
Ácido nítrico
A principal aplicação do acido nítrico é na produção de fertilizantes. Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
O ácido nítrico também pode ser utilizado na obtenção de um éster, em um processo chamado de esterificação:
* Ácido nítrico + Álcool metílico ===> Nitrato de metila + água
O ácido nítrico é utilizado na oxidação do ciclohexanol/ciclohexanona na produção de ácido adípico na cadeia do nylon. Ácido nítrico, especialmente concentrado (solução aquosa em teor de nítrico maior que 70% mássico) é utilizado na indústria de explosivos, apenas de forma gasosa.
Ácido acético
É um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta, O ácido acético é importante e largamente utilizado na indústria química, usado na produção de politereftalato de etila (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica, o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também é utilizado para limpeza e desinfecção.
Na indústria petrolífera é largamente utilizado na estimulação de poços de petróleo de altas temperatura.
A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 Mt/a (milhões de toneladas por ano), cerca de metade do que é produzido nos Estados Unidos, Europeia e Japão. Os dois maiores productores de ácido acético são: Celanese e BP Chemicals.
Ácido fosfórico
É um composto químico de fórmula molecular H3PO4, sendo classificado, dentre os ácidos minerais, como um ácido fraco, oxiácido derivado do anidrido fosfórico. É o mais importante dos ácidos derivados do fósforo.
O ácido fosfórico é também conhecido, além do mais usual nome ácido ortofosfórico como ácido fosfórico (V) (devido ao estado de oxidação do fósforo em sua molécula) e fosfato de hidrogênio.•.
As moléculas do ácido ortofosfórico podem combinar-se entre si formando uma variedade de compostos ao quais nos referimos como ácidos fosfóricos, mas de um modo geral. O termo ácido fosfórico pode também se referir a um produto químico ou reagente consistindo de ácidos fosfóricos, normalmente o ácido ortofosfórico.
- Qual a Importância dos Elementos Químicos:
CÁLCIO
O cálcio é armazenado no Retículo nucleoplasmático e no Retículo endoplasmático das células. Atua como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro como, por exemplo, o íon Ca2+ intervém na contração dos músculos.
Também está implicado no controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação como, por exemplo, na proteína quinase C (PKC).
O cálcio participa de funções enzimáticas de maneira similar ao magnésio em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase (A2). Ainda interfere nos processos de transcrição, ativação de genes e apoptose••.
Hélio
...