A Importância do Primeiros Socorros Nas Empresas
Por: netotga2017 • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.548 Palavras (11 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PRIMEIROS SOCORROS
TANGARÁ DA SERRA/MT
SETEMBRO 2017
[pic 3][pic 4]
A IMPORTANCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS NAS EMPRESAS
Aluno: Rosevelt Gomes de Souza
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Professor (a). Orientador (a): Rafaela Jardini Brandão Possamay
TANGARÁ DA SERRA/MT
SETEMBRO 2017
DEDICATÓRIA[pic 5]
Dedico esse trabalho de estágio a todas a pessoas que me apoiaram durante toda a jornada do curso, em especial a todos os colegas que apesar de todas as dificuldades não deixarão ser vencidos pelo cansaço.
Dedico também a todos os professores que de certa forma contribuíram para o aprendizado da turma.
AGRADECIMENTO[pic 6]
Agradeço a Deus por ter me dado saúde e sabedoria ser perseverante e concluir o curso com satisfação e sensação de dever cumprido, agradeço a todos que passaram por nossa sala de aula e tiveram um pouquinho de paciência na hora transmitir seus conhecimentos a todos nós alunos que ali estavam.
"Perfeito! Isso tenho certeza que nunca seremos, Porem Excelente todos nós podemos ser, seja excelente com a quilo que você tem a sua disposição aquele momento, seja excelente com o pouco que tem, pois, para ser excelente basta você dá o melhor de si aquele momento com pouco que você tem, por que Perfeito só Deus conseguiu ser ". [pic 7]
Rosevelt Gomes de Souza
RESUMO[pic 8]
A proposta deste trabalho é apontar a necessidade da capacitação em SBV (suporte Básico de Vida) não só alguns para colaboradores em suas fracas capacitações, mas sim que todos inclusive diretores e presidentes também as recebam tendo em vista que a importância do conhecimento em primeiros socorros é primordial quando o assunto é vida, então acredito que a importância em que absolutamente todos devem receber treinamentos e esses treinamentos realizados por profissionais muito bem preparados. Por que prevenção não são só os equipamentos de proteção individual ou equipamentos de proteção coletiva muitos cursos e treinamentos são a base primaria para salvarmos vidas.
ABSTRACT
The purpose of this paper is to point out the need for training in Basic Life Support (SBV) not only for some employees in their weak capacities, but also for all directors and presidents to receive them in view of the importance of first aid knowledge is paramount when it comes to life, so I believe the importance in which absolutely everyone should receive training and these trainings performed by very well prepared professionals. Because prevention is not just individual protective equipment or collective protective equipment many courses and training are the primary basis for saving lives.
Sumário
- INTRODUÇÃO8
- DESENVOLVIMENTO9
2.1 Primeiros socorros9
2.2 Primeiros socorros no local de trabalho9
2.2.1. Na empresa9
2.3 Primeiros socorros pela NR-710
2.3.1 Material10
- ATENDIMENTO AO PACIENTE11
3.1 O que não podemos ter nas empresas16
- DAS RESPONSABILIDADE E TREINAMENTO16
- CONSIDERAÇÕES FINAIS17
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS18
1. INTRODUÇÃO
Este relatório foi elaborado a partir das minhas atividades realizadas na empresa especializada em Consultoria de Segurança do Trabalho na cidade de Tangará da Serra/MT. Está empresa tem como principais atividades a organização de treinamento exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segurança do Trabalho pode ser entendida como conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, como também proteger a integridade física do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversos temas, dentre eles Higiene e Medicina do Trabalho, Controle de Máquinas e Equipamentos, Psicologia na Segurança, Comunicação, Treinamentos, entre outros.
Essa área é definida por normas e leis. Aqui no Brasil a legislação relacionada a segurança do trabalho são as Normas Regulamentadoras, portarias e decretos, além também das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define-se primeiros socorros como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa até a chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.
São inúmeras situações em que necessitam de primeiros socorros. As situações mais comuns que podem ser encontradas são os acidentes de trânsito, incêndios, afogamento, tumultos, entre outros. É de suma importância sempre solicitar o atendimento especializado informando as autoridades as condições da vítima.
Uma condição obrigatória, imposta por lei, que boa parte dos empresários e dos gestores desconhece é a necessidade de manutenção de um kit de primeiros socorros no estabelecimento empresarial, independentemente de seu porte.
A obrigatoriedade existe por força da Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7), que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, estabelecido pela Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho (MT).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Primeiros Socorros
Quando se fala em prestar Primeiros Socorros falamos também em salvar vidas minimizar sofrimentos e sequelas a saúde do trabalhador. E todo trabalhador deve saber as leis e normas das quais estas são regidas, considerando esse conhecimento como sendo fundamental à atividade profissional. Tais Leis e Normas vem para previr infortúnios laborais, onde o empregador deve responsabilizar-se por qualquer risco que este possa acarretar ao seu empregado.
...