A Influência Do Intercâmbio Na Empregabilidade Do Engenheiro
Ensaios: A Influência Do Intercâmbio Na Empregabilidade Do Engenheiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jms93 • 20/11/2013 • 2.837 Palavras (12 Páginas) • 580 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“Júlio de Mesquita Filho”
FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ
PLANO DE PESQUISA
PROGRAMAÇÃO DE GRADUAÇÃO em História e Ciência da Metologia Científica
Nome: Marcelo Salgado Filho – 11547 -4
Lucas Outa Suzumura – 11197-4
Barbara Rezende Alves - 11017-4
Jéssica Mie Shintate – 11069-4
Felipe Simões – 11041 -4
Curso: Engenharia de Produção
Orientador: Prof. Jorge Muniz
A influência do Intercâmbio na empregabilidade do Engenheiro
Guaratinguetá - 2011
1. Objetivo:
Analisar, através de um levantamento do tipo survey aplicado a pessoas que já passaram por uma experiência internacional e pesquisas em outros artigos e periódicos variados, o funcionamento dos intercâmbios, sua influência no intercambista tanto com relação a aspectos pessoais, quanto a aspectos de desenvolvimento profissional e relacioná-las com a importância de uma atividade como essa para a inserção no competitivo mercado de trabalho, com foco nos engenheiros recém-formados ou prestes a se formar.
2. Abstract:
The study presented below explores the exchange as a competitive advantage in a global scenario for the purpose of personal growth, technical skills, technical knowledge and cultural advantage in providing a selective process. Because the movement of the global markets many companies have a global mindset emphasizing training and export to a qualification of man power.
In view of studies and data analysis of this paper is apparent that the search for greater realization of the exchange is for younger people, as well as all the fun and knowledge gained during the trip, the exchange is considered a good alternative for professional growth becoming an important differentiator for its insertion in the labor market.
The experience abroad, through exchange, benefits that can be felt in everyday corporate and this is as true for professionals in positions of leadership as intermediaries for the positions. "With the experience, the training tends to be more flexible and adapt easier to different situations," says Luiza Vianna, manager of the CI courses, business exchanges and youth travel.
3. Contexto:
A crescente globalização vem influenciando na forma de relacionamento entre países. Cada vez mais o contato torna-se mais próximo e intenso, relacionado a questões não apenas diplomáticas, mas também comerciais e voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisa.
Em vista de um futuro econômico agitado, movido pela Copa do Mundo de 2014, Olimpíada de 2016, Extração do Pré-Sal, etc, é indispensável o investimento na capacitação profissional, buscando alternativas de desenvolvimento pessoal, empresarial e nacional. Do ponto de vista nacional é de suma importância o investimento da educação como carro forte de uma economia estruturada.
4. Justificativa e Contribuições:
Por conta do crescimento exponencial na densidade das relações entre diferentes países o conhecimento de outras línguas passou a ser essencial na formação educacional pessoal a possibilidade de poder se comunicar com pessoas de diferentes lugares do mundo é essencial para o comércio, troca de conhecimentos científicos, entre outros.
A disputa cada vez mais difícil por um bom posicionamento no mercado de trabalho durante os últimos anos vem fazendo com que as pessoas procurem outros meios de destaque enquanto profissional. Desta forma estudantes e profissionais já formados vem procurando formas de obter maiores experiências no exterior, tanto para melhoria do conhecimento e da fluência em outra língua, quanto para o maior contato com outras culturas e com diferentes formas de pensar e desenvolver raciocínios lógicos e construções científicas. Por isso a procura por intercâmbios dos diversos tipos vem aumentando constantemente.
A realização do intercâmbio gera um crescimento cultural, político e econômico, pois há troca de culturas através do intercâmbio, além de gerar empregos, geralmente com um custo menor para o empregador e um benefício político entre os países. O país que envia o aluno está investindo a longo prazo em uma mão de obra qualificada para o seu mercado interno profissional.
5. Método:
Para este trabalho, será utilizado o processo de levantamento de informações do tipo “survey” e a análise de periódicos selecionados. No qual, primeiramente há a definição do problema, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados, revisão do artigo, relatório e conclusões.
O objetivo foi construído em cima da definição do problema visualizado sobre a influência do intercâmbio para empregabilidade do engenheiro, a revisão bibliográfica traz artigos que tiveram grande número de citações relacionadas ao tema e foram retirados de anais dos principais simpósios nacionais. Logo após, há a fase de planejamento da coleta de dados, no qual se identifica qual a melhor maneira de se aplicar o levantamento “survey” e quais são as perguntas pertinentes ao tema, e assim com a aplicação de pré-testes, há o refinamento do questionário que será definido para o levantamento de informações.
A fase de análise de dados é feita após a aplicação do questionário definitivo, que será distribuído para o público alvo da pesquisa, no caso alunos do 5º ano da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP, que conseguiram estágio e engenheiros já formados que realizaram algum tipo de intercâmbio.
Sendo assim, após a revisão do artigo, há a estruturação do relatório e a finalização com as conclusões.
6. Exequibilidade:
O projeto de pesquisa em questão é exeqüível, sendo que conta com o apoio de docentes e a colaboração da comunidade acadêmica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP, para a resolução do questionário aplicado.
E pela instituição ter um forte
...