A Instrumentalidade
Ensaios: A Instrumentalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariarcm • 9/10/2014 • 365 Palavras (2 Páginas) • 717 Visualizações
INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
A instrumentalidade é o momento que sai do processo ideológico e começa a se materializar, para discutir e trazer para a prática os técnicos, na intenção para a atividade e elaborar os instrumentos. E é o momento que da forma ao concreto, objetivo e subjetivo,a interpretação da realidade do individuo. O processo da instrumentalidade é a prática, e de criar os instrumentos pra metodologia ao técnico.
O Assistente Social vem com a intenção de ruptura com o conservadorismo da profissão, e com o conhecimento mais critico da realidade social.
Segundo Iamamoto(2004),nos dias atuais aponta três dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-politica: o A.S. não é neutro ele se posiciona politicamente frente as questões que aparece na realidade social. Competência teórica-metodológica: o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, politica e econômica e cultural com isso construir novas possibilidade. Competência técnica-operativa: conhecer e se apropriar e criar um conjunto de habilidade técnica que permita o desenvolvimento na sua profissão. Essas três dimensões tem que estar sempre juntas, que é um desafio, e esta em debate com os profissionais e estudante da área do Serviço Social.
Na profissão também temos os instrumentos que são
chamados de procedimentos operativos, que é de caráter técnico, adotado na realização das ações profissional, os instrumentos diretos ou face a face e instrumentos indireto que é por inscrita, Com os instrumentos face a face podemos observar o participante, entrevistar individual e grupal, dinâmica de grupo, reunião, mobilização de comunidade, visitas domiciliar, e visita institucional.
Os instrumentos indiretos por escrita têm as atas de reunião, livros de registros, diário de campo, relatório social, e parecer social.
Os instrumentos é o resultado da capacidade de compreender a realidade social, essas informações e a diferença do profissional.
Nos instrumentos quantitativos são aquelas que garante o acompanhamento dos programas e também a realização de custos/benefícios, valorizando a eficiência das atividades das ações e objetivos, respondendo mais prontamente as exigências técnicas-burocráticas, que são mapas, rotinas, convénios, processos, informativos, relatórios quantitativos, memorandos, cartas, gráficos, tabelas e estatísticas. Os instrumentos qualitativos encontramos planejamentos estratégico participativo, orçamentos, plebiscito, fórum, pesquisa-ação, observação do participante, seminários, encontros, referendos, iniciativo popular, audiência publica, ação civil, conferencia, conselhos de representantes etc.
...