A Introdução a Economia
Por: gabisbraganca • 20/5/2022 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 54 Visualizações
Relatório do primeiro debate sobre Mercado
- Como se resolvia o quanto e como produzir e quem ficaria com o produto antes do advento do mercado?
Antes do advento de mercado, o modo de produção era baseado na subsistência, feito pelos feudais nas terras dos senhores de engenho.
- Do que trata a Economia? Que questões essa ciência aborda? Por que você acha que o pensamento sobre esse tema só deslancha a partir do século XVIII?
A economia é a reprodução material da sociedade. Ela trata da produção social, ou seja, da forma que a sociedade vai produzir algo que ela precisa para continuar existindo. Houve grandes transformações sobre a economia a partir do século XVIII graças a Revolução Industrial, que garantiu o surgimento da indústria, sendo responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho, e consolidou o processo de formação do capitalismo.
- Discuta o que precisou ocorrer para que o mercado viesse a ser o mecanismo principal que regula o quanto e como é produzido, levando em conta os aportes dos dois autores estudados.
Para que o mercado viesse a ser o mecanismo principal de regulação e produção, foi necessária uma mudança de mentalidade dos feudais e cercamento de campos para ajudar a formar o mercado de trabalho. Foi preciso que os laços feudais, que eles tinham com os seus senhores, fosse afrouxado para que eles pudessem vender o seu trabalho, de maneira assalariada. Mas para isso, o afrouxamento se deu pelo cercamento dos campos, usado para impedir que os trabalhadores conseguissem criar seus animais para produzir alimento para suas famílias, precisando então, recorrer a outra forma de trabalho para sobrevivência. Essa estratégia estimulou a mentalidade desses indivíduos de buscar trabalho por dinheiro.
- Polanyi fala em mercado autorregulável. O que é isso? Discuta se o mercado é realmente autorregulável na visão de Polanyi e explique a visão do autor.
Mercado autorregulável é um mercado que sozinho consegue se sustentar, sem interferência do Estado. Na visão do Polanyi, esse mercado tornou mercadorias o trabalho, a terra e o capital para que o mecanismo de autorregulação do mercado pudesse funcionar. Mas na sua visão, a noção de mercadoria é de algo produzido para a venda. O trabalho, por ser uma atividade humana, a terra, um ambiente natural e o capital, como um instrumento de troca e reserva de poder de compra, elas seriam consideradas mercadorias “fictícias” justamente por não serem produzidas como os outros produtos para o mercado, além delas não regularem a produção das mercadorias. Para Polanyi, a transformação desses três elementos em mercadoria levaria a sociedade em aniquilação.
IEE 127 Introdução à Economia/Microeconomia GPDES UFRJ
Gabriela Sena Bragança
Turma 2021.2
...