A LOGÍSTICA
Por: JRomerito • 26/2/2019 • Relatório de pesquisa • 842 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
Desenvolvimento do produto porta guardanapo com carregador de celular e tabletes (para vendas em restaurantes e bares).
Resumo
Foi realizada uma pesquisa de mercado em bares e restaurantes na cidade de Natal-RN e de acordos com a maioria de seus clientes (73%), o que eles encontram mais necessidade é a falta de um espaço para carregarem seus celulares isso nos levou a desenvolver um produto que não tirasse o celular de perto deles tornando em algo que também seja útil para os donos dos estabelecimentos, assim o material idealizado por nós foi uma porta guardanapo com portas USB para recarregas de celulares.
- Introdução
O Brasil possui políticas públicas em apoio aos processos de inovações tecnológicas, por meio de leis e programas, como a “Lei da Inovação” (Lei nº 10.973/2004) e a Lei de incentivos fiscais à inovação e à exportação (Lei nº 11.196/2005). Alguns órgãos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (FNDTC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são agentes de apoio, disponibilizando linhas de crédito vinculadas a programas, como o Pró-Inovação, o Programa Juro Zero, dentre outros, os quais auxiliam no processo de geração de inovação.
Com isso as faculdades de ensino público e privado contribuem diretamente na formação de profissionais cada vez mais voltados para as áreas de criação.
Neste contexto os ensinamentos de Maximiliano Selistre Carlomagno, olhe a sua volta e perceba como tantas coisas são "inovadoras" antes mesmo de terem sido... Ou seja, elas ainda não existem no mercado, na empresa, na sociedade e já são inovadoras. Antes do resultado podem ser boas ideias, criativas, de alto potencial, mas nunca inovadoras (A Prática da Inovação: Compartilhando experiências em Gestão da Inovação).
Diante do exposto este artigo tem o objetivo de apresentar um produto inovador desenvolvido através de pesquisa em bares e restaurante da cidade de Natal que possuem clientes cada vez mais exigentes e uma competitividade muito forte em todos os bairros, com atendimento diferenciados, processos internos enxutos e tecnologias modernas. Fazendo com que o seguimento em questão busque cada vez mais inovações na área tecnológica afim de atrair um público cada vez mais conectado ao mundo digital.
- Referencial teórico
Gestão de Desenvolvimento de Produtos - Uma Referência para a Melhoria do Processo (Rozenfeld, Henrique / Forcellini, Fernando Antônio), Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos (Jorg Feldhusen e Karl-heinrich Grote).
- Metodologia.
A metodologia utilizada análise de necessidade de clientes dividida em seis partes: brainstorming, Matriz QFD, Modelo Canvas, Custos do Produto e Processo, Layout, Projeto de Fábrica.
- Brainstorming
- Em reunião o grupo decidiu qual seguimento de mercado iriamos trabalhar e em qual área seria desenvolvido o produto
- Matriz QFD
- Consiste em levantar as necessidades do ponto de vista dos clientes e diminuir os possíveis problemas no início da produção.
- Em loco foram realizadas perguntas rápidas mais direcionadas aos clientes em busca de algo inovador.
- Modelo Canvas
- Desenvolver um produto com um valor agregado para o mercado em questão.
- Custos do Produto
- Levantar todos os custos de produção e venda, assim como o lucro com a venda do Produto.
- Layout
- Posicionar da melhor forma os equipamentos para montagem do produto, melhor local para área administrativa e vendas.
- Projeto de Fabrica
3.6.1 Identificar a melhor localização para funcionamento da Fábrica levando em consideração visitas de clientes, entregas e recebimentos de mercadorias deslocamento de funcionários e valores de aluguel.
...