TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA ATIVAS

Por:   •  4/4/2019  •  Artigo  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: O USO DAS TECNOLOGIAS BASEADO EM PBL (PROBLEM BASED LEARNING)

POLLIANE ROCHA SILVA ALMEIDA

SÃO PAULO

FEVEREIRO/2019


 POLLIANE ROCHA SILVA ALMEIDA

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: O USO DAS TECNOLOGIAS BASEADO EM PBL (PROBLEM BASED LEARNING)

Projeto apresentado ao curso de aperfeiçoamento ”Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior com Tecnologias Educacionais: Estratégia de Desenvolvimento de Projetos, PBL e outras Metodologias Ativas”.

     

SÃO PAULO

FEVEREIRO/2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

1.1 A desmotivação dos alunos        4

1.2 Metodologia ativa e protagonismo        4

1.3 Objetivos do Projeto        5

1.4 Conteúdos abordados no Projeto        6

2. DESENVOLVIMENTO        6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4. REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 8


1 INTRODUÇÃO

O mundo moderno é cercado de constantes mudanças, as quais exigem que os educadores estejam preparados para lidar com os novos desafios em sala de aula. Reproduzir informação já não corresponde às expectativas dos educandos e traz pouco, ou quase nenhum efeito no processo ensino-aprendizagem.

As áreas de conhecimento tendem a se aglomerar cada vez mais construindo um universo de saberes mais significativos, amplos e contextualizados. Contudo, para que isso seja possível, é necessário que haja um processo contínuo de atualização das informações. Assim, transversalidade e o preparo dos professores, para que estejam aptos a lidar com o mundo tecnológico e digital, são fundamentais e pertinentes no processo de significação do ensino, tornando-o atrativo e produtivo.

É neste viés que as metodologias ativas, aplicadas à educação, podem transformar as políticas e as práticas educacionais no futuro. Contudo, as estratégias de e-learning devem estar adaptadas a cada sistema de ensino. Não há estratégias e ações únicas, mas a mais adequada a cada ambiente de aprendizagem.

       1.1 A desmotivação dos alunos

Para uma aula de técnica de redação foi executado um planejamento pedagógico, no laboratório de informática, acerca da construção de textos utilizando-se como recurso a pesquisa de autores brasileiros e suas obras nos séculos XIX e XX. O objetivo final centrava-se na discussão de diferentes estilos literários e escritas de uma época e a sua evolução a fim de que os alunos pudessem desvendar do ponto de vista linguístico diacrônico, as possibilidades linguísticas de um texto e posteriormente construir a sua própria linguagem/escrita.

Após a indicação de alguns autores e obras para pesquisa e da proposição de um questionário, notou-se que os alunos estavam conversando em grupos sobre temas diversos e jogando Pokemon Go no computador, e outros ainda, nada faziam. A aula terminou sem que a primeira etapa do projeto fosse concluída.

1.2 Metodologia Ativa e Protagonismo

A partir da questão exposta anteriormente, tornou-se necessário reorganizar o planejamento da atividade de uma maneira mais atrativa e que produzisse os resultados esperados.

O novo projeto concebe-se a partir da premissa de que dar um login e senha para um aluno em um laboratório de informática não é mais suficiente, pois não há nada de novo nisto. Atualmente, a informação deslocou-se da tela do computador para o Smartphone que está à disposição do aluno em tempo integral, assim a informação “está” no aluno com diversas ferramentas ao seu serviço: Facebook, Wikipedia, Google, etc., podendo ele obter informação e dizer o que pensa ou sente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (261.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com