A MORFOLOGIA BACTERIANA
Por: J Augusto Melo • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
JOSÉ AUGUSTO MELO SANTOS
AULA PRÁTICA 01
MICROSCÓPIO E MORFOLOGIA BACTERIANA
Aracaju
2017
JOSÉ AUGUSTO MELO SANTOS
AULA PRÁTICA 01
MICROSCÓPIO E MORFOLOGIA BACTERIANA
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental, como um dos pré-requisitos para obtenção de medida de eficiência da disciplina de Microbiologia e Bioquímica Ambiental da Universidade Tiradentes-Unit.
Orientador:
Prof. M. Sc. Álvaro Silva Lima
Aracaju
2017
- INTRODUÇÃO
O microscópio é um importante instrumento de pesquisa que permite a percepção e análise de seres minúsculos, sendo muitos deles imperceptíveis a olho nu. Em meados de 1590, o holandês Hans Janssen e o seu filho, Zacharias, planejaram o primeiro microscópio, composto por uma lente convexa e uma lente côncava. Tendo como principal finalidade a observação de insetos, fios de pelos, bem como, examinar a anatomia de animais de pequenos animais.
Logo o holandês, Anton Van Leeuwenhoek (1632-1723), realizou inúmeras experiências com vidro moído para produzir lentes. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um todo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Constituído por duas lentes, o aparelho ficou conhecido como microscópio composto. (Carli, 2007)
Atualmente existem vários tipos de microscópio: simples ou lupa, com ampliação até 600x; óptico ou composto, ampliação até 2000x; eletrônico, ampliação até 2.000.000x entre outros. Sendo que o mais usado nos laboratórios é o óptico, formado de uma parte mecânica, uma ótica e um sistema de iluminação.
- OBJETIVO
Conhecer as estruturas do microscópio óptico e aplicar estes conhecimentos as necessidades da disciplina de Microbiologia e Bioquímica Ambiental, bem como suas aplicações em um laboratório.
- METODOLOGIA
Foi utilizado na atividade prática, realizada no dia 09 de fevereiro do ano em curso os seguintes instrumentos e materiais:
- Microscópio;
- Lâmina;
- Cadernos;
- Lápis e caneta.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Incialmente foi apresentado pelo Professor aos alunos o microscópio e suas partes; após a apresentação do microscópio, em seguida foram realizadas orientações quanto ao foco necessário e os ajustes aplicáveis individualmente ao tubo óptico para que cada um pudesse obter o foco adequado da lâmina. Logo foram dispostos cinco microscópios, já com suas respectivas lâminas que depositavam individualmente materiais a serem identificados. Em seguida, colocou-se uma das vistas sobre as lentes oculares abaixando vagarosamente e utilizado o micrométrico para obter maior nitidez.
...