MICROSCOPIA E MORFOLOGIA DAS FORMAS BACTERIANAS
Por: r41anny • 27/4/2017 • Relatório de pesquisa • 839 Palavras (4 Páginas) • 864 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA AMBIENTAL
RAIANNY SANTANA DOS REIS
EXPERIMENTO 01: MICROSCOPIA E MORFOLOGIA DAS FORMAS BACTERIANAS
Aracaju/SE
Fevereiro de 2017
RAIANNY SANTANA DOS REIS
EXPERIMENTO 01: MICROSCOPIA E MORFOLOGIA DAS FORMAS BACTERIANAS
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental, sob orientação do professor Álvaro Silva Lima, como Relatório de laboratório da disciplina de Microbiologia e Bioquímica Ambiental.
Aracaju/SE
Fevereiro de 2017
INTRODUÇÃO
A microscopia é uma técnica utilizada com a finalidade de ampliar a imagem de objetos minúsculo, que em alguns casos não pode ser visualizado a olho nu. Os microscópios comumente utilizados são os microscópios ópticos, que utilizam luz e fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes daquilo que se deseja ser visualizado.
O microscópio é constituido por uma base, onde assegura sua estabilidade; uma coluna, na qual estão presentes outras partes constituintes de um microscópio; tubo ocular cilíndrico, que suporta lentes necessárias para a visualização de forma ampliada; uma platina, paralela a base, em que serão colocadados objetos desejados para a ampliação, que possui ainda um orifício circular que possibilita a passagem de raios luminosos do condensador; um parafuso macrométrico, que permite mover a platina para baixo e para cima, indispensável para a focagem; um parafuso micrométrico, que permite mover a platina com movimentos de menor amplitude e para os lados, também indispensável para a focagem, permitindo a exploração de profundidadede campo do microscópio.
A parte do sistema Óptico é composta por um conjunto de lentes que permitem a ampliação do objeto; uma fonte luminosa; um condensador que distribui a luz refletida ao objeto no campo visual do microscópio; E um diafragma que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a necessidade. A luz do mesmo é projetada pelo objeto em observação, onde atravessa lentes e chega ao olho do observador. Posiciona-se então a lâmina a ser observada e ajusta seu foco com o auxílio de duas de suas peças laterais, chamadas de botão macrométrico e botão micrométrico, e então pode ser visto com nitidez a imagem de forma maior.
[pic 1]
Através do microscópio, pode-se vizualizar estruturas de até 0,2 a 1,5 μm de comprimento, que é o caso das bactérias. Esses seres procariontes e unicelulares de tamanho microscópico são em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. As bactérias possuem organização simples e ao serem vistas no microscópio óptico, são caracterizadas morfologicamente pelo seu tamanho, forma e arranjo.
Quando as bactérias apresentarem forma esférica e seu grupo for homogênio em relação ao tamanho, são chamados de cocos. Estes, por sua vez, quando apresentam-se em dois, denominam-se diplococos; em filas, esteptococos; e agrupados, estefilococos. Se as mesmas tiverem configuração cilíndrica, são chamados de bacilos, podendo ser longos ou delgados, pequenos ou grossos. E, ainda, se tiver a fisionomia Espirilada, podem ser Espirilos ou Espiroquetas, onde o primeiro possui o corpo rígido e locomovem-se às custas de flagelos externos, e o segundo é flexível e movem-se às custas de contrações do citoplasma.
OBJETIVOS
Conhecer os componentes do microscópio, aprender a manuseá-lo e conhecer as formas bactériana.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados na observação microscópica no laboratório de Microbiologia e Bioquímica Ambiental foram:
- Lâmina com Staphylococcus sp
- Lâmina com Escherichia coli.
- Lâmina com Mycobacterium turbeculosis
- Lâmina com Treponema sp
Posicionou-se as bactérias condicionadas na lâmina e na lamínula na platina, ajustou-se o foco com o auxílio dos botões macrométrico e micrométrico, e desenhou-se o que foi visto através do microscópio, identificando cada tipo de bactéria visualizada.
RESULTADOS
Na observação microscópica foram identificadas os tipos de bactérias a seguir:
...