A Microempresa Distribuidora de Água Mineral
Por: Robério Lourenço do Nascimento • 3/8/2024 • Exam • 2.415 Palavras (10 Páginas) • 58 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CURSO DE ADMINISTRAÇAO
ROBÉRIO LOURENCO DO NASCIMENTO
VIVIAN VALENTIN DOS SANTOS
NAIARA TRAJANO DOS REIS
MIRIA ROCHELLE APRIGIO DOS SANTOS
ESDRAS DANTAS BEZERRA
DISTRIBUIDORA DE ÁGUA JOÃO BATISTA LINS (DJBL)
MOSSORÓ
2022
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A DISTRIBUIDORA DE ÁGUA JOÃO BATISTA LINS (DJBL) é uma microempresa distribuidora de água mineral exclusiva da marca STER BOM, localizada no bairro Alto da Conceição, Mossoró/RN. Sua clientela é composta por pessoas físicas e jurídicas, que realizam suas compras tanto no atacado como no varejo.
Atualmente a distribuidora é uma microempresa exclusiva da marca STER BOM, focada na distribuição de galões de 20 litros. Possui um pequeno contingente de oito colaboradores: uma gerente geral, que é a própria empreendedora, responsável pela direção e as gerências; uma caixa/atendente que abre e fecha o caixa, recebe e anota pedidos que são encaminhados para o setor de entregas; gerente operacional, incumbido de atender aos clientes, verificar estoque, para mantê-los sempre em ordem, faz a troca das mercadorias e realiza cobranças de pagamentos de caixa; são dois entregadores: um entregador realiza as entregas de bicicleta do disk entrega e para lugares próximos à distribuidora; e o que atende as licitações ganhas pela empresa e entregas solicitadas pela fábrica, que são entregues por um veículo da Hyundai; e três funcionários que são responsáveis pela carga e descarga de veículos e carretas.
A DISTRIBUIDORA JOÃO BATISTA LINS (DJBL), surgiu de dois fatores básicos: a necessidade de expansão da empresa para nossa região, facilitando a logística no momento das entregas suprindo a carência de seus produtos; e a dificuldade de desemprego que a proprietária da distribuidora estava passando no momento. Alinhando os problemas, foi decidido que surgiria uma parceria entre os dois. Com a necessidade de ampliar seus negócios, a empresa STER BOM instalou na cidade de Mossoró sua primeira distribuidora. A fábrica fica localizada na cidade de Natal/RN, causando um problema de distribuição para a região do Alto Oeste. Assim nasceu a DJBL, fundada em 2008 pela empreendedora Luciene Leite, que homenageou o seu avô falecido dias antes da inauguração, com o nome da empresa. Após exaustivas negociações e vários acordos selados entre ambos, a fábrica realizou seu primeiro investimento comprando um imóvel, que hoje é o depósito, localizado na rua Haroldo Gurgel, Alto da Conceição, Mossoró.
1.1 Visão
A Visão e a Missão foram definidas pela empreendedora, conforme sua vivência e seus interesses no mercado: “Ser reconhecida como a melhor opção em distribuição de água mineral na região de Mossoró.”
1.2 Missão
“Fornecer produtos com qualidade, com foco no atendimento e satisfação dos clientes”.
A empresa sentiu a necessidade de ter seus Valores, que são:
“A empresa preza pela pontualidade, agilidade, honestidade e pró-atividade de seu atendimento e serviços”.
2 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO
Os objetivos de desempenho da empresa são:
Confiabilidade: A DJBL tem como produto principal a água da Ster Bom, uma marca consolidada com mais de 20 anos de mercado.
Qualidade: Uma água de qualidade diferenciada, que entrega ao o cliente o produto que ele está comprando, além de insipida, incolor e inodora também livre de microrganismos.
Velocidade: Uma entrega rápida e pontual.
Os objetivos da Empresa:
Diminuir o preço ao consumidor final;
Aumentar sua parcela no mercado regional;
Diante do exposto temos que a empresa na sua condição de franquiada é abonada por todo o marketing positivo que está associado ao produto, mas também tem pelo mesmo motivo uma restrição de opções de ações locais para expandir seus negócios, isto posto, entendemos que para alcançar sucesso em seus objetivos de desempenho ela já usufrui de confiabilidade, dado todo o histórico da Ster bom, a qualidade é garantida também pelo franqueador que mantem um laboratório próprio dentro de suas dependências.
Dessa forma em nossa analise, focamos nosso trabalho nos objetivos:
- Velocidade de entrega, nessa questão a sugestão é que a empresa abra pontos de apoio em locais estratégicos, agilizando a entrega.
- Diminuir o preço, esse ponto será afetado diretamente pelo processo de descentralização das operações da empresa, como o deslocamento dos entregadores será reduzido e a proximidade entre o consumidor e o ponto de apoio a distribuição estarão reduzidas, o próprio cliente poderá retirar o produto ou o entregador se deslocará menos.
Também a oferta de pacotes de vendas no atacado a empresas locais
3 ANÁLISES E PROCESSO
3.1 Processo de Transformação
Inputs – A mercadoria dá entrada na distribuidora por descarga de caminhões, sendo armazenados de forma correta zelando pelo padrão de qualidade. Essa entrada é realizada por meio do estoque para a distribuição dos garrafões.
0utputs - A saída dos produtos é feita através dos pedidos realizados por clientes já cadastrados e novos clientes. Após a venda ser realizada, o pedido é enviado para o estoque. O produto passa por uma higienização, vai para o transporte, e é feito a entrega no endereço solicitado, prezando na qualidade e eficiência no serviço prestado.
3.2 Serviços
A distribuidora devido à demanda e ter esse contato direto com o cliente, onde o pedido é realizado por meio de comunicação, é caracterizado como serviço.
Mapeamento do processo (ATENDIMENTO AO CLIENTE)
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
[pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17]
Sim [pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23]
[pic 24]
Não [pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]
4 LAYOUT
O termo layout no Brasil é usado como desenho, plano, amostra, arranjo físico, esquema, exposição. A palavra vem do inglês, e descreve o estudo da disposição e alocação das pessoas, móveis, ferramentas, maquinários ou áreas.
...