A Natura Cosméticos S.A
Por: ricardotito • 11/11/2019 • Projeto de pesquisa • 2.990 Palavras (12 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA
RELATÓRIO PIM I
S. JOSÉ-SC/2019
Nº. | NOME | RA |
01 | RICARDO TITO DA SILVA | 1997640 |
INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto Integrado Multidisciplinar é fazer uma análise sobre a estratégia competitiva utilizada pela empresa Natura Cosméticos S.A frente aos seus concorrentes. Para atingir o objetivo geral, alguns objetivos específicos tornam-se necessários, tais como: fazer levantamento sobre o mercado Brasileiro de cosmético, descrever o histórico da Empresa e seus principais concorrentes. E mostrar como são aplicados os conceitos de cada disciplinar estudada no bimestre na gestão da empresa.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Em certo momento a humanidade sentiu a necessidade de organizar-se para realizar um trabalho e a consecução de objetivos no qual haveria um líder para alcançar os resultados necessários.
Segundo Katz (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional, assim como da sua compreensão e capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. Deve desenvolver a capacidade de transformar os conhecimentos teóricos e situacionais em ações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.
A empresa analisada é a Natura Cosméticos S.A, fundada em São Paulo em 1969. Ela é composta de fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil além de Centro de pesquisas e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (MA) e Nova Iorque (EUA) e está presente em mais sete países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, França, México e Peru. Tem 1,7milhão de consultoras na América Latina, 7 mil colaboradores e uma crescente operação de comércio digital, a rede Natura.
Ela atua na indústria de cosméticos, flagrância, higiene e venda direta. Os seus principais concorrentes são: a Unilever, Avon, o Boticário, L`oreal, Nívea, Procter Gamble e Johnson & Johnson. É uma empresa de grande porte e o seu faturamento encerrou o quarto trimestre de 2018 com um lucro líquido consolidado de R$ 381,7 milhões, alta de 48,7% frente ao mesmo período de 2017.
Segundo a empresa, os valores são a busca permanente do aperfeiçoamento. É o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. Ter o compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A sua missão consiste em criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar que é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte. E a visão é ter seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor.
- Responsabilidade social e respeito à diversidade de gênero
A natura apresentou um programa de sustentabilidade no qual norteou o seu plano de estratégia para até 2050 com ambições e compromissos. Entre os princípios que orientaram o movimento desse novo modelo de atuação estão a economia circular, incentivo ao consumo consciente, responsabilidade pela cadeia de valor, geração de impacto social por meio de incentivo à educação e novos modelos de negócios sustentáveis.
Com relação ao respeito à diversidade de gênero, ela enfatizou que busca até 2020, ter 50% de mulheres na liderança e 100% de equidade salarial. Foi criado um plano com metas, metodologia e linha de ação para a questão da diversidade, em especial a equidade de gênero. Neste contexto, em 2014 foi definido a estratégia de diversidade da natura composta pelo pilar valorização da diversidade e promoção da inclusão. Dentro do pilar promoção inclusão o tema equidade de gênero foi definido como tema prioritário assim como PCDs e raça/cor. Foi criado um plano para cada um destes temas com metas, metodologia e linha de ação.
De acordo com a pesquisa realizada na empresa, pude constatar que ela se apoia na teoria comportamental, que é uma administração por objetivos (APO).
Como decorrência da teoria neoclássica da administração, discorre de gestão centrada em resultados. A APO é identificada pelo seu pragmatismo e constitui um modelo de gestão muito difundido. Surge em 1954, quando Peter F. Drucker lança o livro The practice of management (Prática de Administração de Empresas), onde é caracterizada pela primeira vez esta abordagem. A teoria direciona os esforços dos gestores para a solução de problemas, pois entende-se que os fundamentos da administração estão enraizados nos métodos a serem adotados para identificar e solucionar problemas dos mais simples e cotidianos até os mais complexos que podem envolver toda as áreas da organização.
- C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a sua imagem e os resultados obtidos. Este conceito tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos, causadas por mudanças nos públicos-alvo, na concorrência cada vez mais forte, e na existência das novas tecnologias.
Muitas vezes, a comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis. No entanto, essa é uma visão extremamente redutora, porque a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente a sua sobrevivência.
...