A Não valorização dos patrimônios
Por: sabrynesasa • 10/8/2018 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
O brasileiro valoriza o patrimônio histórico e cultural?
Ao longo do tempo monumentos e espaços públicos foram construídos com finalidade simbólica, para homenagear pessoas e acontecimentos importantes; sendo de reponsabilidade do governo os cuidados desses locais, mas e a população não tem o dever de manter e valorizar esses lugares?
A população também tem esse dever, só que isso não ocorre no Brasil, porque parte da população não é informada de que essa é uma das melhores formas de manter vivas as lembranças do passado é preservando esses locais que guardam grandes historias; Com a falta dessa valorização, os brasileiros acabam detonando o vínculo entre o passado e o presente.
“O Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, ambos na Zona Sul da capital paulista, amanheceram pichados com tintas coloridas” esse é um dos vários exemplos do acontece frequentemente em nosso país, por falta de desrespeitos de algumas pessoas.
A preocupação com a valorização dos espaços é muito recente no Brasil, começou com tombamentos, restaurações e revitalizações, assegurando a permanência da maior parte do acervo arquitetônico e urbanístico brasileiro, assim como os documentos.
Atualmente o Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo, sendo uma forma de mudar esse cenário de pichações e desvalorização dos espaços públicos a conscientização da população por parte do governo da importância desses locais ou ainda transformar parte dessas áreas em atrativos turísticos possibilitando ganhos econômicos.
Sabryne Santos 3ºC
...