A Organização do Trabalho Pedagógico - Documentos Referenciais da Escola
Por: Franciele Gondro • 15/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 298 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Organização do Trabalho Pedagógico - Documentos Referenciais da Escola - PPP
[pic 1]Artigo |
O que é?
É um documento que detalha objetivos, as metas, bem como as ações do processo educativo a ser desenvolvido na e pela escola. O PPP deve trazer também as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.
Como ele deve ser concebido?
Esse documento deve ser concebido sob uma perspectiva democrática. Isso significa que deverá haver o envolvimento de todas as Instâncias Colegiadas (alunos, pais, professores, funcionários e comunidade).
Quais são os princípios norteadores?
- igualdade (condições de acesso e permanência dos estudantes);
- qualidade (instrumentos, recursos, métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, existência de órgãos colegiados, efetiva democracia no processo de decisão);
- gestão democrática (compartilhamento de decisões, abrange as dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras);
- liberdade (expressa a forma como a Instituição exerce sua autonomia relacionada aos aspectos pedagógicos, financeiros, administrativos e jurídicos) e;
- valorização do magistério (programa de formação continuada).
Quais sãos as partes que o compõe?
Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional). Essas informações configuram-se num guia que remete ao Plano de Trabalho Docente (PTD) e à avaliação.
Como se dá a construção do PPP?
Sua construção parte da identificação e do registro da memória histórica da Instituição de Ensino e permite o planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, de forma a subsidiar e avaliar a prática pedagógica. Ele expressa a autonomia e a identidade da Instituição, sendo esta amparada pelas legislações vigentes, pelas necessidades da escola pública e pelos direitos garantidos constitucionalmente a toda população.
...