A PEDAGOGIA DA ESCOLA DO TRABALHO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO TRABALHADOR QUARESMA,
Trabalho Escolar: A PEDAGOGIA DA ESCOLA DO TRABALHO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO TRABALHADOR QUARESMA,. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agoravai • 9/10/2013 • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 638 Visualizações
PEDAGOGIA DA ESCOLA DO TRABALHO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO TRABALHADOR QUARESMA,
Adilene Gonçalves– CEFET/MG GT: Trabalho e Educação/n. 09 Agência Financiadora: Não contou com financiamento. Introdução A Revolução Industrial e a Revolução Francesa constituíram-se movimentos que marcaram a história do Ocidente determinando novo processo de desenvolvimento social e histórico. Ambos reorientaram o modo de produção material e simbólico, deslocando os processos de trabalho e saberes de uma esfera a outra ou seja, do campo para a cidade, do feudo para o burgo, do ateliê para a indústria, da igreja para o Estado. Em relação à educação, a Revolução Francesa defendeu a universalização da escola básica a todos os cidadãos, mas instruindo-os para o ideal burguês de sociedade que se quis construir. As idéias educacionais, a partir do final do século XVIII orientaram- se a partir de duas correntes opostas de pensamento: O positivismo1 representado por Augusto Comte(1798-1857) e o materialismo histórico dialético2 representado por Karl MARX(1818-1883). Contrapondo-se ao positivismo, ao modelo de sociedade e ao processo de produção que se gestava sob a direção da burguesia, Karl Marx(1818-1883) elabora o materialismo histórico dialético e, a partir da crítica à economia política e ao modelo de educação burguesa, apresenta suas idéias sobre a educação da classe trabalhadora. Gadotti(1994) apresenta os antecedentes do pensamento pedagógico socialista que compreende a formação integral, no qual educação tem “como princípio básico o trabalho produtivo”(ROBERT OWEN 1771-1858), que seja uma “prática das relações sociais”(HENRY DE SAINT-SIMON 1760-1825), que conceba o “trabalho manual como gerador de conhecimento”(PIERRE JOSEPH PROUDHON 1809-1865), que politize o povo (ETIENNE CABET 1788-1856), cujo ”papel importante é político”(CHARLES FOURIER 1772-1837), “ser laica”(THOMAS MORUS 1478-1535), “pública de tipo único para todos”(GRAFO BABEUF 1760-1796) e que abra a participação “dos estudantes nas organizações e gestão do sistema de educação”(VICTOR CONSIDERAT 1808-1893). 1 Sistema filosófico formulado por Augusto Comte, tendo como núcleo sua teoria dos três estados, segundo a qual o espírito humano, ou seja, a sociedade, a cultura, passa por três etapas: a teológica, a metafísica e a positiva.(...) Para Comte, as ciências se ordenam hierarquicamente da seguinte forma: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia; cada uma tomando por base a anterior e atingindo um nível mais elevado de complexidade. A finalidade última do sistema é política: organizar a sociedade cientificamente com base nos princípios estabelecidos pelas ciências positivas. Uma formação integral que integra educação e trabalho e uma escola de tipo único já faziam parte das idéias dos pensadores clássicos. Marx e Engels(1992) estariam retomando tais idéias, a partir das transformações no processo de produção material e simbólico da sociedade moderna. A concepção de educação marxiana compreende três aspectos: educação intelectual; educação corporal, tal como a que se consegue com os exercícios de ginástica e militares; educação tecnológica, que recolhe os princípios gerais e de caráter científico de todo o processo de produção e, ao mesmo tempo, inicia as crianças e os adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais. (MARX; ENGELS,1992, p.60) Uma educação que contempla a formação intelectual, corporal e tecnológica do homem, instituída sob um processo de produção técnico-científico, na perspectiva de formação integral. A expressão formação integral inclui um conceito de totalidade e segundo Castillo(2000,
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