Pedagogia escola Odemir Furlan
Seminário: Pedagogia escola Odemir Furlan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zenobia • 7/10/2014 • Seminário • 406 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
1.Na escola Odemir Furlan , O aluno Marcos do quinto ano , tem muitas dificuldades devido ao numero de faltas.
2.Seus pais nunca participaram de reuniões pedagógicas. A diretora da escola ao entrar em contato esgotou se todas as possibilidades de comunicação.
O aluno não consegue acompanha as matérias devido sua dificuldade em ler e escrever. A direção por não consegui falar com seus responsáveis entrou em contato com o conselho tutelar e convocaram novamente seus pais para resolver tal problema . De acordo com a Lei de LDB , Art . 12 , O aluno pode e deve retornar a escola, Isso não quer dizer que sera aprovado para a próxima fase do estudo ou seja, atualmente a lei prevê o minimo de 200 dias letivos ou 800 horas de estudos . Desse total o aluno deve ter uma frequência minima de 75% , assim pode deixar de frequentar 25 % das aulas , ou 50 faltas. Se o total de faltas for maior que 51 o aluno estará automaticamente reprovado mesmo que suas notas sejam boas , e a escola não pode recusar o aluno mas deve seguir os critérios acima.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.
Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida.
...