A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resenha: A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zuleikanunes • 1/10/2013 • Resenha • 639 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
É a porta de entrada das pessoas na organização(empresa), já que é o responsável pela busca no mercado e pelo admissão de novos funcionários.
É o primeiro dos subsistemas. Entendemos a organização como um sistema aberto, onde ingressam vários tipos de recursos (matérias, financeiras, humanos e etc.) e tendo saídas (produtos, serviços ou informações).O sistema fica envolvido pelas restrições e limitações que o ambiente lhe impõe, ao interagir como o ambiente. Essas restrições são muito variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, nível tecnológico, demanda de pessoal, etc.
Num todo a organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação ás suas necessidades de entradas e saídas. O ambiente constitui de todas as operações de uma organização, mas de todos esses aspectos do ambiente, interessa –nos especificamente o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema gerando uma dinâmica particular.
Assim, os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos (candidatos), e o mercado de trabalho.
O que nos permite uma grande variedade de significados e aspectos importantes:
a) O lugar onde antigamente efetuavam trocas de mercadorias.
b) O espaço econômico onde se realizam trocas de bens e serviços.
c) A área geográfica ou territorial dentro da qual as forças de oferta e de procura para estabelecer um preço comum.
d) Uma dimensão de espaço: envolvendo uma área física, geográfica ou territorial.
e) Uma dimensão de tempo e de época: em época diferentes um mesmo mercado pode apresentar características diferentes.
Dentro do Mercado de Trabalho temos de um lado há disponibilidade e do outro demanda de empregos, respectivamente. É a oferta e a procura.
Temos, então um conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. São candidatos reais quando estão procurando alguma oportunidade independentemente de estarem ou não trabalhando.
O mercado de mão-de-obra é o segmento de recursos humanos com pessoas sem experiência prévia e sem instrução básica.
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O planejamento de RH representa um processo de decisão necessária para atingir determinado período de tempo e procura caracterizar o fluxo das pessoas para dentro e para fora, através da organização.
O planejamento tem basicamente quatro modelos a serem utilizados, que são:
• procurar a mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado;
• requisitar mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias;
• substituição de postos;
• vegetativo sem plano de expansão; ou ainda,
• modelo
...