A QUESTÃO SOCIAL X SERVIÇO SOCIAL:
Artigo: A QUESTÃO SOCIAL X SERVIÇO SOCIAL:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: India2014 • 28/10/2014 • 1.822 Palavras (8 Páginas) • 432 Visualizações
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 4
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 A ORIGEMDO SERVIÇO SOCIAL............................................................................6
3 COMO ERA TRATADA A QUESTÃO SOCIAL ANTES E AGORA?.......................7
4 AS MANIFESTAÇÕES DA SOCIEDADE X QUESTÕES SOCIAIS.........................8
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10
INTRODUÇÃO
O tema deste trabalho é “ A Questão social, na atualidade e seus impactos perante as transformações da sociedade” tendo como objetivo discutir a questão social no surgimento do serviço social,como era tratada,suas refrações no passado e extrapolando a atualidade indicando como a população se manifesta contra as expressões da questão social hoje.
Faço considerações acerca da questão social no passado e no presente e como esta contribui para o aumento das desigualdades sociais.
Busco analisar o papel do assistente social em cada época ,procuro relacionar a questão social , a atuação do serviço social e as políticas sociais ,na tentativa de amenizar ou acabar com as desigualdades sociais.
A ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL
Sabe-se que o serviço social surgiu a partir do século XIX,diante das transformações resultantes da Revolução Industrial e do processo de urbanização que resultou na exploração da classe trabalhadora e no avanço do capitalismo .No Brasil o serviço social surgiu como profissão ,a partir de 1930 em meio a exploração da classe operária e crescimento capitalista vigente e teve sua origem associada ao amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica que defendia á ação social
Nesse contexto os trabalhadores começam a lutar por seu direitos em busca de uma melhorias na qualidade de vida,porém acabam sendo vistos como uma ameaça moral e ética para a sociedade. Desse modo ,é em meio as mudanças que a profissão de assistente social surge devido a ascensão da sociedade burguesa e com o aparecimento de classe sociais, já que a burguesia precisava de um profissional que cuidasse da área social dando assistência a classe proletária. Portanto é desse modo o que o serviço social surge através de intervenções públicas que davam assistência aos indigentes e propunham regular a organização estatal do trabalho.
O país vivia uma crise decorrente da transição de uma economia agrária pra uma industrial ,agravada pela urbanização que favoreceu o crescimento das mazelas sociais como falta de moradia,falta de saneamento básico,condições precárias de saúde,educação,alimentação entre outros problemas que desencadearam o consequentemente o crescimento dos problemas sociais e da questão social como fator que gera as desigualdades.
Por isso o Governo Federal resolveu regularizar a profissão de Serviço social como estratégia para conter a conscientização e luta dos trabalhadores tentando levá-los ao conformismo.Logo podemos dizer que o serviço social foi criado, portanto para atuar a favor da burguesia que queria controlar a luta da massa explorada.
COMO ERA TRATADA A QUESTÃO SOCIAL ANTES E AGORA?
A questão social foi abordada inicialmente quando a sociedade começou a se conscientizar dos problemas resultantes do trabalho urbano , da pobreza e da mizéria como fenômeno social.
Sabe-se que Questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, no Brasil podemos relacionar como questões sociais a má prestação de serviços da saúde, habitação, educação e trabalho qualificado, condições de extrema pobreza geradas pelo sistema de capitalismo que aumentam as desigualdades e muitas vezes geram a , exclusão, violação de direitos.
Antes a questão social era vista apenas como responsabilidade do Estado,resultante do crescimento do capitalismo e exploração do trabalho livre,era tratada apenas como tratada como fator relacionado a questão moral ,religiosa ,de desestruturação familiar e até mesmo como patologia que atingia as classes menos favorecidas eram marginalizadas e excluídas da sociedade.
O serviço social agia na busca do reconhecimento das leis trabalhistas e da cidadania dos menos favorecidos, de modo que passou a influenciar na criação de políticas sociais .Onde a atuação do serviço social como solução das questões sociais , visava atender as demandas da sociedade visando dar assistência e promover melhorias para as pessoas necessitadas com incentivos econômicos,morais e na educação.
Hoje a questão social é vista como resultado da pobreza e esta associada ás diversas carências de recursos e intelectuais,devido á má distribuição de renda e a falta de acesso á uma educação de qualidade.Além de estar relacionada a responsabilidade do governo,mas é também uma questão política ,na qual a solução dos nossos problemas sociais dependem da atuação de nossos representantes políticos que as vezes atuam em causa própria e esquecem-se do povo,fator que acaba aumentando as desigualdades sociais que resultam da má distribuição de renda .
Posso dizer que a questão social hoje é como era em outras épocas, baseada nos interesse das elites políticas que usam as misérias como instrumento de dominação do povo carente de recursos e de esclarecimentos intelectuais.
AS MANIFESTAÇÕES DA SOCIEDADE x QUESTÕES SOCIAIS
No passado as expressões do serviço social eram a pobreza ,a fome, o analfabetismo, a violência, saúde pública, entre outros, hoje temos os mesmos problemas agravados pelo processo de urbanização e industrialização, como o aumento das favelas, o desemprego, drogas,aumento da violência e precariedade dos serviços públicos,
Podemos dizer que Hoje questão social é na verdade uma questão política, que tem como fator determinante á atuação
...