A REESTRUTURAÇAO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS
Dissertações: A REESTRUTURAÇAO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesinha82 • 27/5/2014 • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 636 Visualizações
Para compreender o cenário sobre reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais foi um grande fenômeno que causou um grande colapso financeiro no Brasil e no mundo ocorreu na década de 70 de forma acelerada. O sistema capitalista revela em suas crises periódicas momentos especiais de profunda reestruturação. Nos anos 70 houve a crise do capitalismo que ocorreu devido as taxas de lucro estarem baixas, a inflação e o desemprego estavam a crescer por todo o lado quando o consenso econômico (chama O sistema capitalista revela em suas crises periódicas as taxas de lucro estarem baixas. Este trabalho buscará enfatizar as causas e modificações causadas pela reestruturação capitalista com todo e esse processo vale ressaltar que embasando no estudiosos dessa temática :
segundo Alessandra Massolo
a complexa transição democrática com o fim
das ditaduras, as críticas e polêmicas sobre as
concepções, táticas e estratégias da esquerda
têm obrigado a que se repense e recoloque os
enfoques sobre o problema e a natureza da
democracia, do Estado e do poder. Dentro desse
c0ontexto global está se verificando um movimento
de descoberta e reflexão em direção às bases,
ou seja, em direção aos espaços locais
municipais enquanto territórios políticos,
étnico-culturais, sociais e econômico que
devem ser conhecidos, reconhecidos e
reconsiderados para a luta democrática no
campo popular (A. MASSOLO, 1988, p.46).
Como Alessandra Massolo muitos estudiosos dessa temática começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra,quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo,ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos os denominam no Brasil) constituem se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (A.V. BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes com profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.
...