A RESENHA CRITICA
Por: SEBASTIAOCM • 26/8/2021 • Projeto de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
O livro procura tratar a sociologia como sendo resultado da compreensão de situações sociais novas provocadas pela sociedade capitalista. ... A sociedade capitalista e os discrepantes interesses econômicos e políticos que a constituem sempre foram inspiração na formação do pensamento sociológico.
Para Carlos Benedito Martins em seu livro “ O que é sociologia? , sociologia é a manifestação de pensamentos “ modernos” para cada época, Sua criação representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. O que acelerou o aparecimento da então ciência foi a economia, a politica e a cultura que os homens no ocidente europeu experimentavam na época. Mas o que a tornou possível foi a dupla revolução ( francesa e industrial) onde ocorreu a instalação definitiva de uma sociedade capitalista.
Um avanço para a sociedade, mas por outro lado trouxe fatores desagradáveis para a população. Sociologia entra nessa parte de, pegar um problema e transforma-lo em objeto de estudo. Produzir um mero conhecimento sobre novas condições de vida geradas pela revolução industrial, mas procura extrair orientações para a ação tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo.
Aborda os diferentes tipos de sociologia desenvolvidos, idealizados por diferentes pensadores, dentre os quais se podem sobressair Marx e Engels. Eles fizeram um estudo da sociedade a partir da divisão do trabalho, formando teorias e ideologias, sendo dianteiros do socialismo, que ao contrário do positivismo, apresenta uma crítica ao sistema capitalista, que no momento estava em crise. Apresenta a influência do protestantismo, em Weber, para o sucesso do capitalismo e o papel da economia no campo social. Para o autor, esses estudiosos, foram de grande valor para entender a sociedade da época e a afinidade entre história do homem e contexto histórico.
Apesar das dificuldades de desenvolver seus estudos por causa da burguesia, eles conseguiram ir em frente, lentamente, para o maior acumulo de dados não científicos. Esses dados não científicos, sem um embasamento histórico, dificultou a análise da sociedade como um todo.
Por fim, fala que a função de um sociólogo que é libertar os limites e fazer da ciência um instrumento de mudança social, ao lado do que estão preparados, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
...