TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre os impactos da evolução das tecnologias e as características da cultura brasileira.

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

A tecnologia e a sua evolução constante causa impactos em todos os aspectos para a sociedade, seja na área da saúde, seja na educação, na agricultura e no meio ambiente, enfim, em tudo o que nos cerca, principalmente na cultura.

Cultura: [...] 7. Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social. 8. Conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria. [...] (Dicionário digital Michaelis; Editora Melhoramentos; 2017)

Podemos citar muitos fatos positivos que a tecnologia nos trouxe e continua trazendo, como por exemplo, cura de doenças, o acesso ao conhecimento, aumento na produção de alimentos, produtos e serviços, enfim, podemos conhecer um mundo inteiro sem sair de casa. Mas da mesma forma que a tecnologia e seus avanços trouxeram incontáveis benefícios, trouxeram também alguns malefícios, como por exemplo, destruição da natureza, poluição, algumas doenças e vícios, entre outros.

A cultura brasileira é muito diversificada, fruto da miscigenação racial entre índios, europeus e africanos. E graças à tecnologia, podemos conhecer e explorar a nossa cultura a fundo, apenas com alguns clicks. O acesso à informação não é mais limitado como antigamente. Nos dias de hoje, basta termos acesso a internet, que temos um mundo de conhecimento ao nosso alcance.

A evolução científica e tecnológica são os agentes do processo de transformação da sociedade Industrial para a sociedade do Conhecimento. O conhecimento é o ponto estratégico para as organizações pós-industriais, que por meio da tecnologia, podem processá-lo e interagir com o mundo. (FIALHO; SANTOS; MACEDO; 2006 p.134)

Mas como citado anteriormente, temos os malefícios decorrentes de tanta informação. Parte de nossa cultura vai sendo esquecida com o tempo, cada vez mais as brincadeiras saudáveis que eram passadas de pais para filhos, estão sendo substituídas por brincadeiras e jogos eletrônicos. O hábito de escrever foi substituído por digitar. Até a leitura de livros está perdida no meio das “redes sociais”. Nossa língua portuguesa é massacrada constantemente com o uso de gírias, vícios de linguagem e abreviações... Hoje em dia é mais comum a troca de mensagens do que uma boa conversa face a face. Como mencionou Rúbia Lóssio (pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e Coordenadora do Centro de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior) em seu artigo O uso da Tecnologia nas Tradições Populares:

[...] Na era da tecnologia da informação as tradições populares tornam-se atrativos para o setor econômico, a cultura passa a ser produto. [...]

[...] Pode-se dizer que a tradição popular vem se refuncionalizando e se transformando para sobreviver em tempos de concorrência. [...] (MAIOR, MÁRIO SOUTO. LÓSSIO, RÚBIA. DICIONÁRIO DE FOLCLORE PARA ESTUDANTES. RECIFE: FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, EDITORA MASSANGANA, 2004)

Isso se torna muito nítido se compararmos, por exemplo, festejos populares como o Bumba meu Boi, Boi Garantido e Caprichoso, até mesmo o Carnaval e as Festas Juninas, como eram há alguns anos e como são hoje. As características folclóricas se perdem no meio da modernidade e das tecnologias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com