A Resenha Critica
Por: elianaholanda • 21/10/2019 • Resenha • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA - UFRA[pic 1]
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOCENTE: MARCUS BRAGA
DISCENTES:
Dhian Kelson Leite de Oliveira
Lucas Henrique Martins Soares
Maria Eliana da Silva Holanda
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade da Faculdade Federal Rural da Amazônia - Ufra, como requisito parcial de avaliação da NAP2 do 3° semestre do Curso Sistemas de Informação. Orientado pelo Prof. Marcus Braga.
Paragominas
2019
RESENHA CRÍTICA
1 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PINTO, Sabrine Lino; VERMELHO, Sônia Cristina Soares Dias. Um panorama do enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica no Brasil. XI encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC): Florianópolis, SC, 2017.
2 - CREDENCIAIS DAS AUTORAS
Sabrine Pinto é doutoranda em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do NUTES-UFRJ. Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e é pós-graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo CESAT. Atualmente é bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Educação e na Área de Administração.
Sônia Vermelho é orientadora de mestrado/doutorado. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Fez Pós-Doutorado no INESC/Universidade do Porto, Portugal no Laboratório de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde vinculado ao Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde - NUTES, no Laboratório de Linguagens e Mediações. Tem experiência na área de Educação superior e pós-graduação. As áreas de interesse de pesquisa: Mídia-Educação, Educação em Ciências e Saúde na formação para emancipação e autonomia, juventude e cidadania cultural, produção cultural e a formação do sujeito na contemporaneidade, pesquisa-formação, pesquisa participante, Teoria crítica.
3 - PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
Partindo do exposto que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade considera objetivos educacionais descritos nos documentos oficiais da educação nacional e que as eficazes transformações na educação acontecem dentro do ambiente educacional. As autoras apresentam resultados de uma revisão bibliográfica sobre o enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) no ensino de ciências na educação básica no Brasil, para identificar o perfil da produção. Realizados em dados teóricos de artigos e dissertações sobre o enfoque citado acima. Cujo o resultado foi de 14 trabalhos, composto por 12 artigos e 2 dissertações de mestrado.
4 - BREVE SÍNTESE DA OBRA
O trabalho apresentado tem como enfoque apresentar resultados de uma revisão bibliográfica sobre o enfoque Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) no ensino de ciências na educação básica no Brasil, para identificar o perfil da produção (PINTO e VERMELHO, 2017). Através dos parâmetros de busca utilizado pelas autoras, foi possível filtrar 14 trabalho dentre 1074 selecionados inicialmente. Segundo as autoras, a partir da análise desses 14 trabalhos, foi possível observar um aumento da produção na área de Química, o uso de temas sociocientíficos e da prática da sequência didática como mais usuais.
O trabalho mostra uma preocupação com o ensino e importância da ciência, onde o ensino de ciências também deve privilegiar a alfabetização científica que contemple “o conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem” (PINTO e VERMELHO 2017 apud CHASSOT, 2011, p. 62), favorecendo aos alunos e alunas se tornarem agentes de transformação do mundo e que o transformem para melhor.
As autoras apontam o uso do enfoque da CTS como um caminho para a alfabetização científica, oferecendo alternativa aos educadores uma atuação pedagógica mais eficiente, contribuindo assim para a formação crítica dos alunos.
...