A Resenha Critica
Por: Mateus Matos • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 82 Visualizações
Gostei muito dos assuntos/conteúdos abordados em todas as aulas, mas o ROL1 Módulos I e II foi a aula que consegui fazer diversas comparações em relação minha vivencia em projetos, sou desenvolvedor de sistemas e identifiquei diversos casos com meu dia a dia.
Um ponto muito interessante foi a parte de Escopo e ciclo de vida de um projeto, onde foi abordado o significado de gerenciamento de projeto do tipo Preditivo/Cascata e do tipo Adaptativo/Agil, não conhecia os termos citados mas ficou muito claro após a explicação, com isso relacionei os temas com os dois ultimos projetos onde atuei.
Entendo que o tema abordado de gerencia de projeto do tipo Preditivo/Cascata faz parte do ultimo projeto que participei, e o tema de gerencia de projeto do tipo adaptativo/Agil faz parte do projeto que estou atuando atualmente.
No projeto anterior onde após entendimento sobre o tema abordado em aula, entendo que a gerencia do projeto foi do tipo preditivo/Cascata, tivemos inúmeros problemas durante o ciclo de vida deste projeto, onde por mais que o escopo foi definido na fase inicial do projeto, ocorreram diversas modificação de escopo no decorrer projeto, onde acarretou no aumento do custo e tivemos muito retrabalho durante o projeto, afetando também o tempo de entrega.
Já no projeto atual, onde correlacionei com a explicação que foi dada sobre gerencia de projeto do tipo adaptativo/Ágil, até o momento está extremamente organizado,
Já ocorreram algumas modificações durante o projeto, e acontece exatamente o que foi citado em um trecho da aula “modificado ao decorrer do projeto, a medida que a equipe do projeto compreende melhor o produto / Sprint”.
Sei que não serão todos os projetos que será possível determinar o tipo de gerencia de projeto Preditivo/Cascata ou adaptativo/Ágil, mas estou gostando muito da condução do projeto atual correlacionado ao adaptativo/Ágil.
Outro tema da aula onde consegui correlacionar com os projetos que participei citados acima, foi o tema de Custo de não qualidade,
Onde no projeto anterior, pagamos pelo custo da não conformidade, e como citado acima tivemos retrabalho e descarte.
Já o projeto atual entra na parte de custo de qualidade, onde temos treinamento, processo este bem desenhado/amarrado, temos tempo adequado para execução das atividades, o tempo e distribuição das atividades foram definidas junto ao time técnico.
Outro ponto abordado em aula que achei interessante e correlacionei mais uma vez com meu dia a dia, foi a parte dos 3 Ms e 3 Ps.
No projeto que estou atualmente, comecei após algumas partes do projeto ja definidas, porem entrei na parte de definição técnica, onde consegui contribuir com analises técnicas, ajudando com a definido do tempo e na partição de tarefas. Com isso correlacionei o assunto ao 3 Ms e 3Ps outro termo que também não conhecia antes da explicação em aula.
Exemplo após analise técnica, conseguimos evitar, desperdício de tempo, distribuição desigual e sobrecarga, fazendo mais uma comparação ao projeto anterior, em alguns momentos do projeto alguns desenvolvedores estavam com uma simples demanda ou sem demanda e outros estavam com 2,3 até 4 demandas diferentes, acarretando em sobrecarga e distribuição desigual, consequentemente implicando no tempo de
...