A Revolução Francesa em 1789
Resenha: A Revolução Francesa em 1789. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilaiene • 22/2/2014 • Resenha • 256 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Essa frase surgiu na Revolução Francesa, em 1789. Os manifestantes franceses lutavam pela derrubada da monarquia e instauração de uma democracia, sob o fundamento de que "todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos". Hoje ela constitui o Art 5 º da constituição onde nela se diz que '' Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."Por trás desse artigo da constituição nos assegura vários direitos que muitas vezes é descumprido por nosso governo e pelas autoridades que rege o nosso país. Por que a partir do momento que a lei diz que homens são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição,não há porque alguns indivíduos se acha desigual uns dos outros .Ao ligarmos a televisão vemos essa impunidade estampando manchete de jornais pessoas que abusa do poder e viola os nossos direitos, desvia dinheiro dos cofres públicos,mata pessoas inocentes para camuflar erros dos próprios componentes que deveria assegura esse direito a sociedade. As leis surgiram para minimizar as desigualdades naturais e alcançar a igualdade jurídica. Aristóteles afirmava que "a Justiça é feita a partir do momento em que se trata os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades"
Então ao analisarmos essa frase podemos vê a instabilidade que ela nos leva da desigualdade porque enquanto os juízes tiverem o poder de interpretar a lei e não somente aplica-la, haverá sempre injustiça!
...