A Revolução Norte-americana
Monografias: A Revolução Norte-americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AriellaC • 17/2/2014 • 218 Palavras (1 Páginas) • 615 Visualizações
A Revolução norte-americana tinha seus objetivos já traçados, seguiam buscando a independência. Eles não tinham como finalidade começar do nada, mais sim manter o melhor do passado, livrar do antigo uma estrutura opressiva construída por todos. Em quanto a Revolução Francesa não enfrentava nenhum perigo externo, até a transformação da estratificação da sociedade, pois o “terceiro estado” via o clero e os nobres como parasitas sociais.
Os patriotas americanos não pretendiam romper com a Igreja inglesa, mas a revolução Americana não era movida pelo objetivo religioso. A revolução Francesa era, e atingiu a maioria de seus objetivos. Ela eliminou os privilégios do clero. Monastérios e igrejas foram fechados, os monges e freiras foram encorajados a voltarem para a vida privada. Muitos padres foram mortos. O Culto à Razão surgiu durante a revolução como parte do plano francês de "descristianizar" o país. Ele valorizava o iluminismo e o racionalismo acima da crença em uma divindade.
John Locke formulou três valores básicos que foram adotados pelos patriotas americanos: vida, liberdade e propriedade. Eles lutaram pela ideia de que governantes precisavam proteger esses valores. A revolução Francesa defendia três valores também: liberdade, igualdade e fraternidade, ou morte. A última parte foi adotada durante o período do terror em 1793-1794. Assim, o valor comum defendido por ambas as revoluções foi à busca pela liberdade.
...