A SOCIEDADE E A QUESTÃO SOCIAL
Exames: A SOCIEDADE E A QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscillaG • 3/5/2014 • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 410 Visualizações
INTRODUÇÃO
A questão social surgiu no século XIX na Europa, com o intuito de beneficiar a classe operaria que era muito pobre, a questão social é muito ligada com a desigualdade social, a fim de criar programas e projetos para auxiliar os necessitados, seu conceito esta ligada a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida.
Buscando meios de garantir os direitos civis; sociais; políticos e humanos, em favor dos trabalhadores que eram explorados pelos capitalistas que se ficavam com todo riqueza, Trabalhadores esses que eram obrigados a trabalhar para sua subsistência estando assim em situações precárias, sem direito a salário digno, alimentação, local de trabalho adequado, moradia, entre outros.
A semelhança entre as expressões sociais do passado e da atualidade são bem parecidas, são elas fome, pobreza, violência, exploração, abandono, ganância, racismo, indiferença, desemprego, descaso na educação, falta de moradia.
Com todos esses problemas de sobrevivência os trabalhadores faziam manifestações para reinvidicar seus direitos na educação, exploração infantil, melhoria na saúde, salário digno, apesar de ter como meio de comunicação só a voz e objetos para fazer barulhos e às vezes não conseguiam um resultado esperado, já na atualidade os meios de comunicação são amplos como a televisão, rádios, e o maior meio de comunicação no momento que é a internet, que em questão de segundos varias pessoas podem visualizar dar sua opinião e compartilhar.
DESENVOLVIMENTO
A questão Social
A questão social esta enraizada na contradição Capital x Trabalho, expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção, que foi fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente, onde os trabalhadores produzem riquezas porem quem usufrui de todo o lucro são os capitalistas.
“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. (CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77)
DEFINIÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL
Assim, é importante definir que a questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho.
– Desigualdade Social
Como também se analisarmos a situação em que se encontra a maioria da população que só tem como opção a venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência.
– Conseqüências da desigualdade
As conseqüências da desigualdade social são as mais diversas:
a) analfabetismo, violência, desemprego, favelização;
b) fome, analfabetismo político, educação precária,
- conseqüência geram “profissões” que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de papel; limpadores de vidro em semáforos; vendedores de drogas;
- crianças pedindo esmolas,sustentando a família.
c) e isso afeta no desenvolvimento da criança que é obrigada a ter responsabilidades como adultos.
– Luta dos trabalhadores por seus direitos
Como toda categoria tirada do real, não se vê a questão social, e sim as expressões: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a favela, a falta de leitos em hospitais, a violência, a inadimplência, etc. Assim é que, a questão social só se nos apresenta nas suas objetivações, em concretos que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho, onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida para toda a população.
Neste terreno contraditório entre a lógica do capital e a lógica do trabalho, a questão social representa não só as desigualdades, mas, também, o processo de resistência e luta dos trabalhadores. Por isto ela é uma categoria que reflete a luta dos trabalhadores, da população excluída e subalternizada, na luta pelos seus direitos econômicos, sociais, políticos, culturais.
A fome é um grande problema enfrentado por pessoas de menos condições financeiras juntamente com a fome vêm à miséria. Pessoas de classe menos favoráveis enfrentam problemas como falta de estrutura, fome... Como geralmente não trabalham ou trabalham e o salário é muito curto não dá para usufruir de nenhum beneficio. Os indivíduos que lutam para sobreviver geralmente já passaram fome. A situação é muito critica, mesmo o governo dando cestas básicas não é o suficiente.
Atualmente, podemos presenciar que a sociedade passa por um período em que as expressões de uma sociedade antagônica apresentam-se cada vez mais de forma ditadura e excludente, favorecendo um desenvolver, segundo Marx, de uma sociedade de classes, onde prevalecerá um pequeno
...