A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA VIDA DO PEDAGOGO
Dissertações: A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA VIDA DO PEDAGOGO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: R9O2S1I9L9E2N1E5 • 19/3/2015 • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 742 Visualizações
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
COLEGIO ALUISIO DE AZEVEDO
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA VIDA DO PEDAGOGO
O trabalho do pedagogo é diferenciado e singular, porque é um instrumento de transformação social por excelência, cabe à sociologia da educação subsidiar a formação pedagógica do educador, a metodologia sociológica do educador permite ao educador analisar a sociedade com um olhar mais critico e com discernimento intelectual, Porque lhe oferece uma vasta quantidade de informações e estudo s dos processos e das relações sociais. Isso lhe ajuda no planejamento e na execução do plano de ensino. A Sociologia da Educação nos ensina que não basta ao pedagogo apenas o domínio dos conhecimentos específicos ou burocráticos da instituição escolar, devendo este perceber como o processo educacional se insere no contexto político da sociedade.
A METODOLOGIA SOCIÓLOGICA NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA
São três aspectos ou questões essenciais que o pedagogo deve levar em conta ao exercer sua atividade, do ponto de vista sociológico: Primeiro aspecto: como o mecanismo de organização de sala de aula e da escola com um todo, o planejamento e a execução da didática e da pedagogia no processo educativo devem ser conduzidos, sabendo da existência cultural, bem também como estimular e promover uma educação para cidadania contemplando os interesses públicos e privados. Esses três aspectos acima supro citado permite uma conclusão hipotético-dedutiva. Que o bom pedagogo por via de efeito deve ser antes o sociólogo educacional, ou seja, o ato de lecionar esta intimamente ligada com a intenção de ensinar e aprender assim assumindo um compromisso de esse relacionar com o processo de ensino e aprendizagem.
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO RESULTA DE UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL DETERMINADO
A Sociologia da Educação se caracteriza por esse modo de analise, ou seja, evidencia que não existe qualquer sistema educacional que não seja o reflexo do sistema social vigente ou em constituição. Cabe ao profissional da educação à tarefa sociológico de analisar, planeja e de agir conscientemente nessa direção, contribuindo na elaboração e na execução do currículo fundamentado na realidade global e especifica dos alunos. A sociologia da educação esta inserida no mundo existente e não no mundo apenas sonhado ou idealizado durante o processo escolar.
O COTIDIANO ESCOLAR
O sentido e a finalidade do ato de educar, estamos no campo da sociologia. Já por outro lado, consideram o ato de filosofar uma tarefa de pessoas que não tem nada mais pera fazer e mergulham na prática do cotidiano, utilizando a experiência para concorrer os coplexos caminhos da ação ora a práxis não é puramente pratica, nem tão pouco, pensamento puro, mas traduz a perfeita integração entre pensamento e ação. Tanto educando como educadores estão imersos em uma comunidade, fruto da prática de todos, condicionada por diversões sociais, reflexos de uma sociedade dividida em grupos sociais. Dessa forma, a prática pedagógica sofre uma serie de implicações advindas dessas divisões sociais.
A EDUCAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
A educação formal esta fundamentalmente ligada à produção de conhecimento e isso se percebe desde logo refletindo sobre etimologia do termo. Até porque a etimologia da palavra conhecimento nos remete a tal certeza: em latim conhecimento cognitio, designando a capacidade humana de captar a realidade
...