A Santa Casa
Por: nairarosanalopes • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................0
2 SANTA CASA DE SP RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES..............................04
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................07
REFERENCIAS..........................................................................................................08
INTRODUÇÃO
No presente trabalho foi abordado o artigo Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para analisar a crise macroeconômica que estava vivendo.
Prevendo demissões em massa e até o afastamento do funcionário Kalil Abdala o provedor da instituição.
Organizações sempre viveram crises, algumas de caráter econômico, outras políticas, sendo mais comuns as administrativas e internas, embora muitas delas sem que se tenha tido conhecimento. Atualmente, com a rapidez com a qual a informação é enviada e recebida, com o desenvolvimento dos veículos de comunicação, grande parte da atenção está voltada para as organizações e suas ações, pois a população está se percebendo como elemento integrante do processo social que as organizações desenvolvem.
As crises não são meramente problemas, nem conflitos que acontecem diariamente nas organizações. Crise é um acontecimento que envolve falhas, que gera aflição geral, situações de desgaste de relacionamentos, fato que acontece subitamente, ameaçando a imagem organizacional, os negócios e podendo acarretar grandes perdas financeiras.
Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade de a Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.
SANTA CASA DE SP RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES
Condutas e decisões cotidianas são resultados de valores e princípios. Ser sociamente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a pratica. Este compromisso serve de instrumento para a existência de um bom relacionamento da empresa.
Uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.
É muito importante que essas normas e princípios sejam passados dos superiores hierárquicos para outros trabalhadores da empresa.
Mas com a demissão em massa mal planejada, afetam os colaboradores e funcionários. CHIAVENATO (2000) abordou em sua obra a teoria motivacional de Maslow e segundo essa teoria, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis hierárquicos e esses níveis só podem ser superados quando o nível imediatamente abaixo estiver totalmente satisfeito. Conforme os níveis vão sendo superados a motivação vai aumentando. Os níveis são: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de estima e necessidades de realização. O segundo nível, a necessidade de segurança engloba a estabilidade no emprego, logo, as organizações que praticam demissões em massa mal planejadas em grande quantidade não podem proporcionar a sensação de segurança e decorrente disso o funcionário não consegue ficar motivado, pois está sempre com medo de perder seu emprego.
Outra consequência no ambiente de trabalho é um aumento significativo no nível de conflito e de políticas internas, ou seja, os funcionários da Santa Casa de São Paulo permanecem constantemente sob forte clima de stress e conforme a observação de CALDAS (2000, p.99) “a atmosfera na empresa fica do tipo que, ao invés das pessoas ficarem tentando realizar seu trabalho, as pessoas estão constantemente tentando a não ser o próximo a ser demitido”.
Com essa crise o provedor advogado Kalil Rocha Abdalla, de 73 anos foi pressionado a pedir afastamento do cargo da instituição.
Essa decisão foi tomada porque a entidade já estava em crise, mas foi agravada durante a gestão do advogado que tinha passado um déficit de 80 milhões de reais para mais de 400 milhões.
Uma auditoria encomendada pelo Governo do Estado apontou má gestão e superfaturamento em preços de remédios, falta de pagamento de salários dos funcionários e compra de materiais de construção para obras internas. Também foram encontrados indícios de irregularidades em contratos com empresas terceirizadas responsáveis pelo estabelecimento, pela limpeza e lavanderia, além de problemas na venda e aluguel de imóveis.
Membros da entidade se reuniram e aprovaram a venda de imóveis desocupados com o objetivo de conseguir dinheiro e reequilibrar as contas que acumulam um déficit de 400 milhões.
Com essa situação muito crítica teria que demitir alguns funcionários que estavam em excesso na área administrativa e com esse corte de 20% na folha de pagamento representaria uma economia de quatro milhões mensais para a Santa Casa.
Mas a desvantagem segundo LACOMBE (2008, p.228) se esta técnica for levada aos extremos pode haver: Perda de espírito de equipe; Perda de memória na organização; Perda de recursos humanos experientes.
...