A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora f
Por: adrianoenorma • 28/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
O PO processo[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
4REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
1 – INTRODUÇÃO
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foi fundada em 6 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva, Sendo a terceira instituição mais antiga de Juiz de Fora, só ficando atrás da fundação da Vila de Santo Antônio do Paraibana, em 1850 e da instalação da Câmara Municipal em 1853.
Com os esforços de Braz Bernardino, do Dr. Hermenegildo Villaça e do Dr. Edgard Quinet, entre outros, o hospital desenvolveu-se, ampliou as suas acomodações modernizou seus serviços muniu-se de materiais e aparelhamento perfeitos estendeu seu raio de atuação e colocou-se em situação de poder alargar seu programa de benefícios.
Se, no início do século XIX, a Santa Casa realizou 188 cirurgias, atualmente, o hospital realiza cerca de 18 mil cirurgias por ano. Não é à toa que ao aliar tradição filantropia, modernização permanente e qualidade no atendimento ao longo de sua trajetória a Santa Casa tornou-se o maior hospital da Zona da Mata mineira.
Este trabalho foi desenvolvido tendo como base de analise entrevista com o gestor administrativo Antonio Aloiso Goreske e pesquisas em alguns livros artigos e sites RH.com,gestão de RH ,o objetivo e expor os modos de gestão desta instituição.
As instituições podem ser eficientes e eficazes ou criar problemas ao invés de solucioná-los, dependendo da forma que são administrados.
Ao administrador cabe a tomada de decisões, objetivos e utilização de recursos objetivo do trabalho é demonstrar o modos de Gestão estabelecido pela instituição Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
2 – DESENVOLVIMENTO
De acordo com Newman e Warren (1980), o diagnostico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como o todo, especificar desvios de desempenho , condições internas e externas ou seja, diagnosticar sintomas de procedimentos não adequados ou que poderão estar mais delineados com as necessidades da organização.
A empresa Santa casa de Misericórdia de Juiz de Fora, tem atuação em prestação de serviços na área da saúde, Porte especial, utilizando como critério o numero de leitos atualmente 508 com aproximadamente 2100 colaboradores.
A instituição possui planejamento estratégico período 2014/2017, revisado anualmente implantado e divulgado com metas e indicadores estratégicos definindo as analises críticas dos indicadores são realizadas mensalmente e apresentadas em reuniões este processo implantado, conta principalmente com as áreas administrativas
A empresa possui gestão de qualidade implantado com as ferramentas de gestão (planos de Ação analises de indicadores e relato de não conformidades),atividades setoriais são realizadas de acordo com a descrição de cargos e a subordinação definida em organograma aprovado pela presidência e divulgado nas áreas.
Visando melhorias no planejamento estratégico da Missão , visão e valores da instituição o Balanced Escorecard- BSG,é uma metodologia de Gestão empresarial com base a longo prazo conforme estabelecido no planejamento estratégico(no caso da santa casa é alcançar excelência nos serviços de saúde).alcança -las requer esforços em quatro perspecquitivas na área financeira, clientes, processos internos aprendizado e crescimento.Foram definidos objetivos estratégicos a serem desenvolvidos e alcançados. Metas mensais e anuais a serem atingidas monitoradas através de indicadores que medem o desempenho realizado e mostrando a tendência para os períodos de previsão futura por fim, foram elaborados planos de ação de modo a suprir lacunas e atender as demandas e as necessidades de recursos de forma estruturada através de projetos planejados e controlados permanentemente.
O setor de orçamentos e custos desenvolve o orçamentos de investimentos e despesas, baseando- se na série histórica com a participação do gerente ou coordenador de cada área para previsão de investimentos futuros, mensalmente o ORÇADO X REAL e no próprio sistema os gerentes e coordenadores dos setores realizam analise justificando caso tenham extrapolado a meta.
A santa casa atende pacientes da macrorregião sudeste abrangendo varias cidades do entorno ,atende 71% de pacientes por dia do SUS,é referencia nos procedimentos de alta complexidade em cirurgia cardíaca e vascular, ortopedia,neurologia, transplante renal e de córnea e gestação de alto risco.
A empresa possui gestão de qualidade implantado com as ferramentas de gestão (planos de Ação analises de indicadores e relato de não conformidades),atividades setoriais são realizadas de acordo com a descrição de cargos e a subordinação definida em organograma aprovado pela presidência e divulgado nas áreas.
A santa casa atende pacientes da macrorregião sudeste abrangendo varias cidades do entorno ,atende 71% de pacientes por dia do SUS.é referencia nos procedimentos de alta complexidade em cirurgia cardíaca e vascular, ortopedia,neurologia, transplante renal e de córnea e gestação de alto risco. Referencia na rede de urgência e emergência para infarto agudo do miocárdio (IAM).
...