A Segurança Para Instaladores de Ar
Por: Zildene Catelani • 4/8/2021 • Trabalho acadêmico • 3.475 Palavras (14 Páginas) • 78 Visualizações
EDCARLOS SOUZA ALENCAR BEZERRA
SAÚDE E SEGURANÇA DO TÉCNICO INSTALADOR DE AR CONDICIONADO
Brasília
2020
RESUMO
Os riscos no trabalho para quem instala ar condicionado estão cada vez mais presentes devido ao processo de instalação, desinstalação, manutenção e/ou higienização do equipamento. O profissional técnico que trabalha nesse ramo está sujeito a perigos de queda, riscos de choque elétrico, dores musculares, estresse, dentre outros. O ar condicionado possui duas unidades, uma que é instalada no interior e outra no exterior. Esta última impõe dificuldades para se instalar o compressor, que deve estar separado por uma parede. Durante a instalação desse equipamento, recomenda-se que o local permita as manutenções e/ou reparos. Portanto, as normas que regulamentam a segurança do trabalho devem dispor sobre as regras necessárias para que o profissional tenha segurança. As Normas regulamentadoras para o setor recomendam o uso de equipamentos de Proteção-EPIs, pois existe perigo por causa da pressão dos componentes elétricos e devido à instalação externa em locais altos. O presente artigo objetivou a realização de um estudo sobre os riscos ergonômicos que os trabalhadores de linha de montagem de condensadores estão expostos, abordando sobre a importância de se realizar uma análise ergonômica do processo técnico e da tarefa pela AET profissional, que abrange a diversidade de situações de trabalho e oferece propostas metodológicas para intervir nas atividades profissionais, de acordo com seus pressupostos.
Palavras-chave: riscos, segurança, trabalho, ar condicionado, normas.
INTRODUÇÃO
Ar condicionado é tipo de climatizador para ambientes fechados e sem ventilação, cuja principal função é manter a temperatura e a umidade do ar controladas, deixando os ambientes mais agradáveis e simulando uma sensação de conforto térmico por meio do aquecimento ou refrigeração do ambiente. Em ambientes que não precisam desses equipamentos para oferecer conforto, eles exercem a função de manter o local resfriado para evitar o aquecimento de outros equipamentos, como é o caso da CPD, de Laboratórios, Unidades de Terapia Intensiva em Hospitais, Centros de Radiologia, No Break, e outros.
O princípio de funcionamento do ar condicionado se dá por meio da troca de temperatura do ar local, através da passagem do ar por uma serpentina do evaporador que, por contato, abaixa ou aumenta a temperatura do ar, a depender do ciclo utilizado, provocando a baixa da umidade relativa do ar. O ambiente terá o ar sugado por um ventilador que irá atravessar um evaporador, circulando pela serpentina cheia de R-22, gás refrigerado à temperatura de 7° C e em estado líquido. Ao entrar em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e é enviado de volta para o ambiente.
Para o processo de instalação, desinstalação, manutenção e/ou higienização do ar condicionado é preciso que o profissional possua conhecimentos básicos sobre o equipamento, que possui duas unidades, uma interna e outra externa. A unidade interna não oferece grandes dificuldades porque ficará instalada em ambiente interno. Mas no caso d unidade externa, está possui um compressor que fica instalado atrás da unidade interna, separado por uma parede. Durante a instalação desse equipamento recomenda-se que o local permita as manutenções ou reparos. Portanto, deve oferecer segurança para o profissional. As Normas regulamentadoras para o setor recomendam o uso de equipamentos de Proteção-EPIs, pois existe perigo por causa da pressão dos componentes elétricos e devido à instalação externa em locais altos.
A Segurança do Trabalho ocupa um grau de importância relevante para empregadores, trabalhadores e empresas. Figura como uma das grandes preocupações por estar relacionada com a vida de cidadãos, com questões de ordem financeira e do com a economia do país. Ela é regida pelas NR’s – Normas Regulamentadoras, que possuem força de Lei pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, cuja principal função é fiscalizar o cumprimento da legislação. Paralelo à CIPA, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT auximoa com o trabalh de orientação e reflexão dos trabalhadores sobre riscos no local de trabalho.
“As características das máquinas e ferramentas usadas pelos trabalhadores podem influir no risco de acidentes”, (IIDA, 2005, ). A operacionalidade de certos equipamentos deve estar situada dentro de limites perceptíveis do corpo humano. Alguns exigem movimentos musculares e energéticos que devem ser pensados, uma vez que à medida que essas exigências se aproximam dos limites máximo e mínimo suportados pelo corpo, maiores serão os riscos (IIDA, 2005)
O enfoque deste artigo será um estudo sobre a segurança dos profissionais técnicos instaladores de ar condicionado à luz da ciência ergonômica e das normas regulamentadora da ABNT. A justificativa do trabalho é a contribuição deste artigo para incentivar novos trabalhos sobre a segurança do instalador de ar condicionado dentro de uma perspectiva normativa, para que o país atualize as NRs de acordo com a evolução do setor de refrigeração e da Análise Ergonômica do Trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS
O artigo consistirá numa pesquisa sistemática, utilizando para tanto os procedimentos aplicados para uma coleta de dados; o modo das análises que será feito e como será delimitada a pesquisa. De acordo com Lehfeld (2007), metodologia é entendido como o estudo e a avaliação de variados métodos disponíveis, identificando suas limitações no que tange as implicações de seu uso. A metodologia é concebida como um conjunto de procedimentos a ser utilizados para se obter o conhecimento e a aplicação do método, através de técnicas que irão garantir a legitimidade científica do que foi apreendido. À luz do pensamento de Lakatos e Marcorni (2007), o método cientifico usado no presente trabalho é uma característica da ciência, convertida em uma ferramenta que organiza as ideias e traça o caminho que deve ser seguido para se alcançar os objetivos delineados.
Para a realização da presente pesquisa foram seguidos os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada por e-mail a representantes de uma empresa de refrigeração, com um questionário informal sobre os processos exigidos para a instalação, retirada e manutenção de ar-condicionado em edifícios; de posse das respostas, realização de análise ergonômica da atividade, para saber sobre as dores nos membros superiores e lombar que acometem os profissionais no momento da instalação, além de saber sobre os perigos que se impões sobre estes; realizar um levantamento de estudos sobre a política de Segurança de Trabalho e as normas que regulamentam o setor de instalação de ar condicionado.
...