A Simbologia do Galo
Por: Laís Guerra • 1/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 311 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
FACULDADE DE PATO BRANCO-FADEP
ACADÊMICA: LAÍS GUERRA
A simbologia do Galo na Publicidade & Propaganda
Assim como todos os cursos e profissões possuem um símbolo específico, dotados de significados místicos, com a Publicidade não poderia ser diferente.
Esses símbolos foram escolhidos de forma a representar uma ligação com o que cada profissional encara no seu dia-a-dia. O símbolo do Direito é uma balança, objeto que indica equilíbrio, representando justiça. A medicina é simbolizada pelo Bastão de Asclépio, que consiste em um bastão com uma cobra entrelaçada. Na mitologia grega, Asclépio é o deus da cicatrização, da cura. A cobra representa o renascimento. Mas e na Publicidade, porque o Galo? Qual o significado?!
Pois bem, sabem aquela expressão: “Deus ajuda quem cedo madruga”? Ou então aquela: “Passarinho que acorda cedo bebe água limpa”? Então, a razão pela qual o galo foi escolhido como símbolo da Publicidade, tem mais ou menos o mesmo sentido que esses ditos populares. Visto que o galo acorda bem cedinho para cantar, todos os dias, enquanto muitos ainda estão dormindo, e é ele, através do seu “cocoricar” que tem o privilégio de anunciar o raiar de um novo dia, todas as manhãs.
Portanto, que símbolo melhor para representar metaforicamente a publicidade e respectivamente o próprio publicitário se não o galo?! Pois se um publicitário quiser ser bom, deve agir como o galo, não é?! Estar sempre um passo a frente, ser o primeiro a acordar, para anunciar antes e de forma mais eficaz que a concorrência. Ser o passarinho que acorda mais cedo que os outros e por isso consegue beber a água fresca e límpida, ou no caso, ser o profissional que se antecede aos outros, e não perde tempo em conquistar clientes através de suas ideias inovadoras.
...