A Síntese do Documentário: “O Estado”
Por: Gabriela Teixeira • 15/8/2022 • Artigo • 451 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
A FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA (FACAPE)
Ana Gabriela Teixeira Rocha – 1º período (manhã)
Síntese do documentário: “O Estado”
PETROLINA-PE
2022
O documentário “O Estado”, da serie Ecce Homo, transmitido pela TV Escola, terá como tema principal as mudanças na forma de organização de poder e como isso resulta na população das sociedades durante o decorrer do tempo.
Começando a partir da mudança das cidades estados em impérios. Em Atenas o poder pertencia a governantes que acreditavam ser deuses na terra, os mesmos cobravam impostos e eram responsáveis pela segurança das instituições públicas, dos cidadãos e pela conquista de novos territórios por meio de guerras com outras potencias. A democracia, então, surge em meio a essas guerras, com isso o poder agora era possuído por quem tinha o apoio popular.
Em Roma, esse poder, fica nas mãos de grandes famílias nobres que exilaram reis e fundam uma república. Republica essa que durou certa de 500 anos e só teve fim devido ao inicio de disputas entre políticos, fazendo com que um imperador, com o intuito de chegar a um consenso, reunifique os poderes políticos sob sua autoridade.
Já a monarquia se inicia tendo como força principal a igreja, única instituição romana que sobreviveu a Idade Média, a mesma possuiu papel decisivo da determinação de novas normas de poder, juntamente com um rei que centraliza seus recursos e dá início ao nascimento da monarquia absolutista. Com isso, nasce também a ideia de igualdade entre os homens, que futuramente veio a ser a ideia central da Revolução Francesa, que buscou um novo estado governado pelo povo.
Logo, a humanidade começou a rumar em direção a democracia, com a participação de toda a população em decisões. Mesmo assim ainda era possível notar um abismo entre os ricos e pobres, o que levou ao descontentamento e a procura de algo que os deixassem em uma posição igualitária. Assim, o comunismo surge e se apresenta como o instrumento certo para conseguirem isso.
Chegamos então ao Totalitarismo, a ditadura de um só partido, que dirigem a população a possuírem o mesmo pensamento e tendo o objetivo coletivo acima do bem estar individual, eliminando qualquer elemento indesejável. O comunismo tem como marco final a queda do muro de Berlim.
Nos tempos atuais grande parte do mundo vive em uma democracia, mas nem todos os governos possuem a garantia de segurança de seus cidadãos, gerando nos mesmos a descrença de suas representações no governo, provocando conflitos e levando a buscar ajuda na comunidade.
O documentário termina pontuando que é através do estado, e de suas normas, que conseguimos viver em sociedade. Sinaliza também que a população possui um grande poder, a revolta, e com ela se pode tirar o que se foi dado anteriormente.
...