OS NOVOS FOCOS DE ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NOS TEMPOS ATUAIS
Por: carlaazeredo • 27/10/2019 • Artigo • 3.816 Palavras (16 Páginas) • 299 Visualizações
FACULDADE DOM ALBERTO
CARLA TAIANI KONZEN DE AZEREDO
OS NOVOS FOCOS DE ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NOS TEMPOS ATUAIS
SANTA CRUZ DO SUL
2019
CARLA TAIANI KONZEN DE AZEREDO
OS NOVOS FOCOS DE ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NOS TEMPOS ATUAIS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Orientação Educacional.
SANTA CRUZ DO SUL
2019
RESUMO
Acreditando que o trabalho de um Orientador Educacional é de suma importância na escola, desenvolvendo seu trabalho marcado por desafios e sua prática voltada para ver o ser humano por inteiro, auxiliando e mediando seu processo de aprendizagem. O presente artigo teve como foco principal identificar os novos focos da atuação do Orientador Educacional nas escolas públicas da nova era. O momento atual da Educação pode ser considerado como um divisor de águas no que tange metodologias e práticas educacionais. Como a tecnologia transformou a maneira de ensinar e também de aprender, ela também traz novas formas de se relacionar, o que ressignificou o papel do Orientador educacional no meio escolar. Se antes sua prática era exclusivamente voltada aos alunos e professores, hoje isso foi mudou, expandindo a profissão do Orientador Escolar para fora dos cenários da escola, atendendo também a comunidade escolar.
ABSTRACT
Believing that the work of an Educational Advisor is of paramount importance in the school, developing his work marked by challenges and his practice focused on seeing the whole human being, helping and mediating their learning process. The present article had as main focus to identify the new docents of the Educational Advisor's performance in the public schools of the new period. The current moment of Education can be considered as a watershed regarding educational methodologies and practices. As technology has transformed the way we teach and learn, it also brings new ways of relating, which has redefined the role of the educational advisor in the school environment. If previously its practice was exclusively aimed at students and teachers, today this has changed, expanding the School Counselor profession out of school settings, also serving the school community.
1 INTRODUÇÃO
O orientador educacional compõe o grupo responsável pela gestão da escola. Atuando diretamente junto dos professores, alunos, funcionários da escola, direção e a comunidade escolar. Sua função é muito abrangente, sendo uma peça chave de extrema relevância no desenvolver de todo os procedimentos educacionais executados dentro da escola. Uma das suas atribuições de Orientador educacional é primar pela formação integral dos alunos, trabalhando de forma constante com a comunidade local da escola.
O trabalho desse profissional foi se moldando ao longo dos anos, passando por mudanças e transformações necessárias, adequando-se e adaptando-se para atender as novas exigências de sua clientela. Já que o Orientador passou a bancar áreas como: família, sociedade, trabalho, meios de comunicação entre outros campos de atuação.
Neste prisma, o Orientador a cada dia que passa, está sendo mais requisitado dentro da escola. Intervindo em conflitos como: problemas na família, dificuldades de aprendizagem, dando auxílio aos professores, problemas comportamentais dos alunos, solucionando entre outros tantos conflitos, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso, equilibrado e sadio para todos.
Frente a isso, é colocado de forma suscinta neste trabalho, o novo leque de atribuições que devem ser desenvolvidas por este profissional. Foram caracterizadas as principais funções desempenhadas pelo Orientador do contexto atual, buscando de forma simples e objetiva mostra o papel do orientador em cada situação. Esta pesquisa foi embasada em uma pesquisa bibliográfica, usando como fontes livros, artigos publicados em revistas e web sites. A pesquisa também procurou apresentar, em um primeiro momento, um resgate histórico da profissão de Orientador Educacional na área da educação.
2 BREVE PANORAMA HISTÓRICO DA PROFISSÃO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Para entendermos melhor a real importância do Orientador Educacional se faz necessário uma breve revisão histórica na área para analisarmos melhor em quais as circunstâncias o trabalho de Orientador surgiu em nossa sociedade.
Segundo Neves e Siqueira (1988), a orientação é um ato que envolve duas ou mais pessoas e que se baseia na análise de uma situação, usando como eixo norteador o diálogo entre o ser que orienta e o ser orientado.
A ação de orientar está em nossa sociedade desde os tempos primórdios, as pessoas mais velhas eram encarregadas de educar e guiar os mais jovens nos vários âmbitos de suas vidas.
Gracaglia e Penteado (2010) fortalecem que desde o início da civilização se teve a necessidade da transmissão de conhecimento de pessoas das gerações mais antigas para as novas gerações, saberes imprescindíveis à própria sobrevivência.
O que podemos chamar de Educação Informal, aquela que acontece no seio familiar. Sendo assim para Gaspar:
Na educação informal não há lugar, horário ou currículos. Os conhecimentos são partilhados em meio a uma interação sociocultural que tem, como única condição necessária e suficiente, existir quem saiba e quem queira ou precise saber. Nela, ensino e aprendizagem ocorrem espontaneamente, sem que, na maioria das vezes, os próprios participantes do processo deles tenham consciência (GASPAR, 2002, p.173).
Porém com a Revolução Industrial, a sociedade entra em pleno desenvolvimento, criando inúmeras fábricas, gerando muitos empregos e como conseqüência desse avanço social, as mães começam a ocupar novas vagas de trabalho, os pais passam a integrar-se às novas formas de trabalhar, mudando o rumo da sociedade, o que também trouxe mudanças na área da educação.
Dessa Forma as autoras afirmam que com a nova rotina de trabalho, as crianças perderam o convívio com os pais, deixando seus lares para entrarem no âmbito escolar. A educação deixa de ser informal e passa acontecer de modo formal confiada às instituições escolares que precisaram se adaptar perante a transformação que a sociedade daquela época atravessava.
...