A Teoria E Prática Na Educação De Jovens E Adultos
Por: Larissa Martins Boni • 28/7/2023 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 52 Visualizações
Para Vygotsky (1984), o primeiro nível de desenvolvimento real é o das funções mentais do aluno estabelecendo resultados de ciclos já completados. O lúdico trabalhado no EJA, entretanto, é essencial para o progresso educacional e social. Sendo assim, surge um questionamento, quais a importância do lúdico tem disposto a educação de Educação de Jovens e Adultos?
Inúmeros pensadores discutiram essa problemática, refletindo que há uma composição do conhecimento e que, à vista disso, o lúdico cria uma zona de desenvolvimento adquirindo novos conhecimentos. Nesse contexto, o jogo da velha silábico foi pensado a fim de ajudar no desenvolvimento do raciocínio, da lógica, estratégia e principalmente sobre a construção das palavras classificadas de acordo com o número de silabas.
Entende-se, portanto, que o lúdico, possui grande colaboração para a formação no EJA. Visto que não pode ser observada apenas como uma brincadeira, refere-se a um método de ensino que facilita o conhecimento, o aprimoramento cultural, social, e pessoal, contribuindo com a saúde mental da pessoa e favorecendo o processo de socialização, que, em sequência, faculta a construção do conhecimento e da inserção do cidadão na sociedade.
Na escola é possível notar diversas situações que precisam de intervenções significativas, buscando entender os alunos em seus comportamentos e na realidade em que está inserido. Na maioria das vezes os alunos apresentam uma diversidade cultural e de identidade que precisa ser investigada pela escola, com isso a ciência da antropologia é muito importante no ambiente escolar, pois favorece um maior entendimento sobre a formação da cidadania do aluno dentro da sociedade em que ele convive. A antropologia deve ser inserida na escola como suporte pedagógico e social, trazendo uma possibilidade ao processo de ensino-aprendizagem que identifica a cultura e a origem da identidade do aluno, podendo desempenhar o maior conhecimento que favorece a educação e valoriza o ser humano. É possível utilizar a antropologia em seus aspectos científicos no ambiente escolar, sendo fonte de informações que apresentou a comunidade ao redor, e facilita a socialização do aluno com o seu aprendizado e com seu meio cultural.
...