A Terra
Exames: A Terra. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vascodagamabsb • 26/3/2015 • 1.680 Palavras (7 Páginas) • 317 Visualizações
TEMA : A TERRA
1) Quais as principais feições que individualizam a Terra em relação aos outros planetas ?
2) Sobre meteoritos responda:
a) Cite duas importâncias dos meteoritos para o estudo do Planeta Terra.
b) Explique a formação das rochas meteoríticas.
3) O Planeta Terra foi formado por choques ou colisões de meteoros. Por que, então, não se observa na superfície e no interior da Terra nenhuma rocha de composição meteorítica ? Descreva sucintamente o processo de evolução interna (processo de formação do Núcleo, Manto e Crosta).
4) Descreva as subdivisões internas da terra, e suas características físicas, químicas e mineralógicas (densidade, composição, estado físico sólido ou líquido)de cada uma destas?
5) Para que o núcleo terrestre funcione como um grande geodínamo é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia.
a) Quais os principais tipos de energia liberadas do núcleo terrestre?
6) Como é possível o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem a mesma composição química?
7) Determinadas regiões do manto apresentam-se depletadas (empobrecidas) em alguns elementos químicos. Como se chamam essas regiões? Em quais níveis esses elementos poderiam se concentrar posteriormente?
8) Quais os tipos de crostas? Descreva-as (propriedades físicas, químicas).
9) Qual o método indireto que possibilitou o homem e estudar e conhecer as subdivisões internas e as composições químicas do núcleo e do manto? Descerva.
10) Como é o comportamento das ondas sísmicas S (cisalhante) e P (compressional) no interior do Planeta Terra?
RESPOSTAS
1) Presença de água no estado líquido;
Atmosfera a base de Nitrogênio e Oxigênio;
Posição espacial única em relação ao sol;
Desenvolvimento da vida.
2) a) Os meteoritos formaram os planetas rochosos (telúricos) através da colisão e aglutinação.
Os meteoritos datam o surgimento do sistema solar, ou seja, morte da Estrela Velha, através de datação isotópica (meia vida) nas rochas meteoríticas.
b) Devido a morte da Estrela Velha (Super Nova), os elementos resultantes da fusão nuclear da estrela após a explosão foram liberados no espaço dando origem às primeiras rochas do sistema solar. A rotação da nebulosa solar possibilitou o surgimento de várias condensações que, por agregação em colisões, dariam origem ao primitivo material planetário (meteoritos).
3) Não se observa nenhuma rocha de composição meteorítica porque todo esse material meteorítico foi fundido.
Inicialmente o Planeta Terra era uma massa homogênea constituída por material meteorítico.
Com os constantes choques de meteoritos ocorreu o acrescimento de massa. A Terra crescia em tamanho e volume. Este crescimento gerou o aumento da pressão interna do material sólido e, consequentemente, o aumento de temperatura.
Este aumento de temperatura promoveu a fusão ou derretimento deste material meteorítico, formando uma massa homogênea líquida (Magma de composição meteorítica).
A partir desta massa líquida homogênea, os elementos químicos mais pesados, principalmente o Fe e Ni dentre outros, “afundaram” migrando para o interior da Terra formando o Núcleo. A parte superior da Terra, mais leve, de onde saíram os elementos mais pesados para formar o Núcleo, foi denominada de Manto. O nome Manto foi conferido a esta porção do Planeta por cobrir o Núcleo.
Portanto a primeira subdivisão da Terra a ser formada foi o Núcleo e, em seguida, o manto.
Entre 4,6 e 4,4Ba, a Terra era formada pelo Núcleo e Manto, ambos no estado líquido. O Manto liberava gases (processo de degaseificação do manto) formando a atmosfera Primitiva. Estes gases (elementos muito leves) eram formados por H2O, CO2, CH4, CO, NH3, dentre outros.
O Manto primitivo líquido (magma) era formado por uma mistura de elementos pesados e leves. Em um período estipulado entre 100 e 200 milhões de anos ocorreu a separação dos elementos leves (Na, K, Si, O) dos mais pesados (Fe, Mg, Ca, Si, O) do manto.
Estes elementos mais leves foram sendo retirados do manto por diferença de densidade, pressão e temperatura, sendo depositados nas partes superiores sobre o Manto. Este material mais leve posicionado sobre o Manto foi denominado de Crosta.
4) Núcleo:
Propriedades Físicas:
Raio do núcleo ~3.485 Km (+/- 54,6% do raio total da Terra).
Núcleo Interno ~ 1.220-1.230 Km (+/- 35,0 a 35,3% do núcleo).
Estimativa de Temperatura:
Interface Núcleo Interno-Núcleo Externo ~ 3.700 oC.
Interface Núcleo-Manto ~3.000 oC.
Composição Química:
Altos teores em Fe-Ni, indicativos de uma mistura Fe-Ni importante. 85% Fe e 15% Ni.
Presença de um ou mais elementos com baixo peso atômico (O-S).
Densidade: 11g/cm3.
O Núcleo se subdivide em duas partes, o Núcleo Interno (NI) e Externo (NE).
Núcleo Externo:
Apresenta-se no estado líquido, com a mesma composição química do Núcleo Interno.
Núcleo Interno:
Apresenta-se no estado sólido, com a mesma composição química do Núcleo Externo.
O Núcleo Externo apresenta-se no estado líquido e o Interno sólido devido unicamente à diferença de pressão e consequente temperatura.
Manto:
Descontinuidades internas ao manto:
+/- 2.800 Km - Descontinuidade
...