A Unidade da igreja
Por: alexkenia • 3/11/2017 • Seminário • 2.708 Palavras (11 Páginas) • 288 Visualizações
Oposição Maligna na Unidade da Igreja
Introdução:
- Todos nós estamos envolvidos em uma batalha espiritual. Quer você queira, quer não, quer você saiba disso ou não, você está inserido nesta guerra, cuja principal estratégia do maligno consiste em destruir esta unidade.
- Essa é uma das razoes porque a Palavra de Deus diz que também somos um exército. Se existe um lugar onde a unidade é fundamental, esse lugar é o exército.
- Se o batalhão já não segue as ordens do capitão, se o pelotão ignora o sargento, então a guerra já está perdida. Por incrível que pareça essa tem sido a realidade de muitas igrejas locais.
- Não há neutralidade na guerra. Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim, e quem comigo não ajunta espalha ( Mt. 12:30)
- Não há neutralidade no mundo espiritual. Estando inserido nessa guerra, você precisa aprender a discernir as ações do nosso inimigo, de como ele age e quais são suas estratégias para impedir a edificação da obra de Deus.
O livro de Neemias ilustra esta guerra:
- Neemias tipifica a edificação e a restauração dos muros de Jerusalém. Antes dele, Esdras foi levantado para restaurar o templo.
- O templo sempre vem em primeiro. Uma vez que o Senhor restaura o templo, os muros ao derredor devem ser edificados. Como ele, todos nós estamos envolvidos nessa obra de edificação da igreja.
- Em Neemias, aprendemos sobre as estratégias do diabo e como anulá-las.
- Basicamente foram seis espíritos que procuraram resistir a obra de Deus naqueles dias e que ainda hoje resistem a edificação da igreja.
- Havia um homem em Samaria, cujo none era Sambalate, que fez tudo para resistir a Neemias e todo o povo no propósito da reconstrução. Sambalate simboliza a resistência e a oposição espiritual.
- Sambalate é um símbolo de satanás. O nome “satanas” significa adversário.
- Ele é responsável por toda oposição a Deus e Seus servos, mas devemos saber que ele é um inimigo derrotado: “Maior é aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo” (Jo. 4:4)
Tão logo Sambalate toma conhecimento da chegada de Neemias, começa a reação:
Ler Neemias 2:10
O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel. 2:10
- Ele sabe que, com os muros restaurados e as portas em seu devido lugar, ele já não terá condições de conservar as vidas em suas prisões.
- Envolver-se na edificação da igreja é entrar em um confronto aberto conterá as forças invisíveis das trevas.
- Haverá pressões para nos cansar, nos desgastar, esmorecer e desistir com o objetivo de que as almas continuem sob controle do inimigo.
- A luta terá vários estágios. Deus usará esses conflitos para gerar em nós uma identidade de guerreiros que não depõe as armas até a vitória completa.
- Isso fará com que o inimigo nos respeite e recue, sabendo que estamos determinados a força-lo a sair do caminho.
E o faremos, pois sabemos o que queremos e para onde vamos e não haverá nada que nos fará parar no meio da luta. A qualquer preço a obra de Deus será feita.
II- Espíritos a serem vencidos na luta em favor da unidade
- Espírito de Zombaria
Neem. 4:1.2
E SUCEDEU que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. 4:1 E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? 4:2
- Havia um espírito de indignação contra a reconstrução, aqueles que ficam indignados e tentam trazer divisão entre nós tem o mesmo espírito.
- A primeira investida de satanás e seus demônios será a zombaria. Eles disseram: “Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o muro de pedra” (Neemias 4:3)
E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. 4:3
- Nenhuma raposa consegue derrubar um muro de pedra. Uma igreja unida é um muro de pedra onde todos se amam, todos se protegem, e satanás não consegue alcançar nenhum de nós! Aleluia!
- A voz de escárnio nos vem daqueles que nos cercam ou através de pensamentos mas sua origem é sempre o adversário.
- Quando você começa a investir na obra de Deus, logo virão as vozes de pessoas bem próximas para dizerem:
“O que você está brincando! Você vai liderar uma célula? Quem vai querer ficar em sua célula?”
- Esta é a voz do inimigo tentando atingir a sua mente para produzir desanimo.
- Não dê ouvidos aqueles que dizem que você não está apto a participar desta grande obra!
- Este negócio de célula é bobagem, deixa o pastor falar, falar, falar eu nunca vou em uma célula!
- Alguns somente vem o ser humano nestas situações, não percebem o espírito que está por traz.
- Paulo disse que a nossa guerra não é contra a carne e o sangue.. Nossos inimigos são espirituais.
- Sabemos que os espíritos malignos podem influenciar pessoas para que nos falem de coisas que são verdadeiras setas inflamadas.
- A resposta a estes dardos inflamados do maligno está na oração, ânimo para o trabalho.
“Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-los por presa, na terra do cativeiro. 4:4 E não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores. 4:5 Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. 4:6”
- Simplesmente tape os ouvidos ao inimigo e concentre suas energias físicas, mentais e emocionais na edificação da obra.
- Se quisermos vencer, temos que tapar os ouvidos a todo comentário que leve desanimo, incredulidade e fracasso. Ouça apenas a voz do Espírito de Deus e permaneça com a mao na obra e ela prosperará.
- Uma das características de alguém cheio de unção é o ânimo e a motivação.
- Espírito de confusão.
E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, 4:7 E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. 4:8
...