A Viscosidade Dinamica
Por: IonaMarques • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
- Introdução
Este relatório trata de uma aula prática, que consistiu na realização de uma experiência, na Faculdade de ciencias, Departamento de Fisica da UEM, no Laboratório de Mecânica ,para a medição de grandezas Físicas.
Objectivos:
- Realizar medições com os instrumentos mais utilizados no laboratório de Física (paquímetro, micrómetro, balança e cronómetro), determinando a densidade de diferentes corpos;
- Aplicar a teoria de erros aos cálculos realizados;
- Estudo da construção do paquímetro, do micrómetro, do esferómetro;
- Estimar algumas grandezas;
2. Resumo Teórico:
Para que fosse possivel tal medição, precisamos de alguns instrumentos (paralelepipedo recto, cilindro recto e a esfera) e consequentemente das suas fórmulas que são, respectivamente:
V= a.b.c; V=.h; V . [pic 1][pic 2][pic 3]
Outro calculo que efectuamos é a densidade dos diferentes instrumentos que foram utilizados. A densidade é uma propriedade intrínseca duma substância e não depende da massa nem do volume do corpo. Sua fórmula é:
[pic 4]
3. Esquema de Montagem da Experiência.
Para que fosse realizada a experiencia foram necessários:
- Paquímetro
- Micrómetro
- Esferómetro
- Balança
- Cronometro
- Régua graduada
- Proveta graduada
- Pedra
- Copo
- Borracha
- Paralelepípedo recto
- Esfera
- Cilindro recto
Usando o guião, realizamos algumas medições e estimamos algumas medidas, aprendemos usando instrumentos basicamente usados no laboratório de Física. Estes instrumentos, tem suas particularidades e especialidades.
4. Resultados
Os resultados obtidos estão representados nas tabelas que constam na folha de respostas, alem dos cálculos efectuados. Como por exemplo, o volume, a área e a densidade de alguns “corpos diferentes” falo de cilindro, esfera, paralelepípedo recto.
5. Teoria dos erros:
Esta teoria foi usada de maneira exaustiva para analisar certos aspectos existentes na nossa experiencia. O acto de medir é, em essência, um acto de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos do operador do processo de medida, etc.)
6. Análise dos Resultados:
Ao analisarmos os resultados obtidos, pudemos verificar que os diferentes instrumentos que foram usados por nós desempenham aproximadamente a mesma função, por mais que outros tenham capacidades maiores o que permite um melhor conhecimento no objecto alvo.
7. Conclusão
Tivemos como conclusão que, a medição e estimativa é bastante importante pois facilita no estudo de objecto que se pretende e é bom que conheçamos as diferentes maneiras de medir e como é feita a estimativa em casos de não existirem soluções concretas.
Também concluímos que, a medida (principalmente) e estimativa tem sido usada no quotidiano, não somente pelos físicos, mas também em diferentes áreas e instituições encontrada em diversos pontos do nosso País, mundo.
Em suma, podemos afirmar que a medição e estimativa é muito importante pois, na maioria dos casos nos baseamos de dados obtidos pela estimativa pode ser usada para diversos fins e se tivermos feito mal tal estimativa será complicado e difícil realizar o nosso trabalho
...