A abrangência da Antropologia
Por: Daniela Dalcim • 1/11/2016 • Resenha • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 971 Visualizações
A Abrangência da Antropologia
Através da leitura do texto, entende-se que a Antropologia significa “Estudo do Homem”, na qual essa origem grega traz uma breve reflexão. A Antropologia faz parte do campo das ciências humanas, relacionando-se assim com a Filosofia, metafísica, entre outros campos, estudando sobre o homem, o seu ser e o seu agir.
Havendo assim necessidade de que, para realizar esse estudo é necessário que o estudioso dispense sua cultura e se coloque no lugar de outro indivíduo.
Conforme Pereira Gomes, Mércio (2008) “[...] a Antropologia passou a ser pensada como uma ciência que iria contribuir para enquadrar o homem e suas culturas num plano contínuo, ou ao menos paralelo ao plano biológico”.
Do campo filosófico a antropologia tem sua evolução para o campo biológico, isso após a chegada da teoria da evolução.
Antropologia Como Ciência
Como ciência, a Antropologia tem o homem como objeto de estudo, no qual abrange sua coletividade, sua natureza, espécie e cultura.
- Sociologia: Estuda a sociedade, o convívio do indivíduo com demais grupos.
- Economia: Conjunto de atividades do homem, tendo como foco sua produtividade, distribuição e consumo de bens.
- Politicologia: Estuda a dimensão do poder, as classes sociais, o estado e as nações, mas observa-se o lado mal dos seres humanos através dos conflitos entre eles.
- Psicologia: Estuda a formação mental e emocional do ser humano, o homem consciente e inconsciente.
Por meio de certa ambição, a antropologia aborda tudo o que cada ciência aprecia.
Antropologia Biológica
A Antropologia Biológica estuda os mecanismos da evolução do homem, na qual compara a origem do homem com os macacos.
Está presente na mídia e é muito divulgada através de suas descobertas, como por exemplo em 1856 no vale de Neander - Alemanha -, a descoberta de um esqueleto que ficou conhecido como o Homem de Neanderthal, tratava-se de um ancestral do Homo Sapiens, que virou um elo perdido na história da evolução do homem.
De acordo com a Antropologia Biológica, o homem é um ser da natureza que evoluiu fisicamente até chegar a uns 80.000 anos, a partir de seu surgimento há 200.000 anos.
O autor menciona a capacidade intelectual e racional do homem a partir de suas descobertas, mostrando sua evolução, principalmente em seu sistema linguístico, como a utilização do fogo influenciando em sua comunicação.
Os antropólogos biólogos se preocuparam não só com os aspectos fisiológicos do homem como também os aspectos culturais, através da proibição do incesto, entre outros costumes sociais.
Através de seus aspectos fisiológicos, considera-se o uso do fogo para cozinhar alimentos, no que contribuiu para a evolução dos grandes molares.
A Antropologia Biológica baseia-se em dois questionamentos: o de localizar o Homo Sapiens na evolução e o quão animal e ser orgânico encontra-se no que ele é hoje.
Arqueologia
A Arqueologia estuda e tem como função a reconstituição de antigas sociedades e culturas, tendo como principal objeto de estudo os ossos que auxiliam na descoberta da evolução do homem, tanto dos seres vivos que já foram extintos quanto das modificações dos seres atuais.
É um trabalho que exige muita paciência, pois exige de muitas horas limpando um esqueleto ou colar os cacos de um vaso. Acima disso, exige uma série de técnicas de pesquisas com o objeto encontrado, para que se tenha uma teorização sobre ele.
A Arqueologia auxilia a Antropologia cultural, através das pesquisas com dados do passado, confirmando ou não teorias sobre o aspecto da cultura e das culturas da atualidade.
Tem suas técnicas atuais através de imagens de satélites, diferente de décadas atrás onde os fósseis eram encontrados por “sorte”, podendo ocasionar a destruição dos mesmos. Hoje, a arqueologia tem suas técnicas derivadas da geologia, química, paleontologia, ecologia, anatomia etc.
O estudo da Arqueologia tem maior presença no Brasil, onde tem um grande espaço nas universidades e organizações.
Linguística (pg. 24 - 26)
A Linguística é uma ciência humana, da qual se aproxima do modelo de ciência sistemática, como a física e biologia.
Tem como objeto de estudo as línguas humanas, suas histórias, sua capacidade de mudança, e, principalmente o significado que elas dão ao homem e sua cultura.
As principais línguas estudadas são as dos povos indígenas, africanos e oceânicos. A língua é o principal meio de comunicação do homem, onde seria o transmissor da cultura, da qual é a intermediação entre o homem e a natureza.
...