A avaliação do projeto da obra de Fernando Hernández
Tese: A avaliação do projeto da obra de Fernando Hernández. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: turma2016 • 24/3/2014 • Tese • 350 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento – Projeto Multidisciplinar I
a) Como é entendida a avaliação na proposta de projetos de trabalho de Fernando Hernández?
Para Hernández, o professor precisa deixar o papel de transmissor de conteúdos e se transformar em um pesquisador, passando o aluno a ser o sujeito do processo de aprendizagem.
Todas as coisas podem serem ensinadas a partir de um projeto, basta surgir uma dúvida inicial e começarem a pesquisar sobre a mesma, diz Hernández. Em um projeto os alunos começam a participar da criação, procurando respostas e buscando a soluções, nesse processo destaca-se como a etapa mais importante o levantamento de dúvidas e a definição dos objetivos.
Como docentes, primeiramente devemos definir os problemas para depois então escolher as disciplinas adequadas para trabalhar e encontrar as soluções. Segundo Hernández, existem muitas maneiras de garantir uma aprendizagem, trabalhar com projeto é apenas uma das opções. Os projetos trabalhos em sala precisam estar relacionados aos objetivos e conteúdos, para assim não perder o sentido que se busca, é necessário estabelecer limites e metas para o trabalho. Um ponto positivo de trabalhar com projetos é a aproximação do aluno a escola, associando também o interesse do aluno a curiosidade e a investigação dos fatos atuais. A avaliação é dividida em três etapas, a inicial, a formativa e a recapitulativa, cada uma trás uma questão ao professor, começado por ele conhecer brevemente o que o aluno já possui de conhecimentos adquiridos, na segunda ajuda o aluno a progredir na aprendizagem e a terceira sendo recapitulativa representa se os alunos adquiriram habilidades sobre as propostas trabalhadas.
b)
Fases Objetivos Ações
1.Avaliação
inicial 2 Monitorar a progressão durante o trabalho 2 Ajuste do processo de ensino.
2 Estabelecimento de novas pautas de atuação.
3 Observação da própria prática de ensino
1 Recolhimento de evidências sobre a forma de aprender dos alunos.
2. Avaliação formativa 1 Planejar o processo do aluno 1 Observação de conhecimentos prévios, erros e preconcepções dos alunos.
3 Análise do trabalho dos alunos com base nas exigências cognitivas das tarefas propostas, dos erros conceituais observados e das reações não previstas.
3. Avaliação recapitulativa 3 Verificar o alcance dos resultados esperados 2 Reconstrução do processo seguido.
3 Adequação a evolução dos alunos.
2 Observação do progresso e dificuldades dos alunos.
3 Aplicação do conhecimento aprendido a situações reais ou simuladas.
.
...